domingo, 24 de janeiro de 2010

MARCHA DE PECHÃO




O Helder Oliveira, com a sua habitual simpatia e alegria, recebeu cerca de 1.000 marchantes e organizou uma marcha impecável. Onze Câmaras Municipais representadas (seja bem vinda Tavira) algumas com mais de um autocarro. Fantástico!
Percurso muito agradável, de grau de dificuldade fácil, foi mais uma jornada de convívio e amizade.

E agora, conforme prometido em post anterior, aqui vai a explicação para o nome da aldeia, onde marchámos (PECHÃO),  cuja originalidade nos coloca um brilhozinho lúbrico nos olhos.
Há diversas explicações para a sua origem.
O nome original poderia ser Pé-Chão, considerando Pé como sinónimo de sopé e Chão como terreno plano situado nos sopés dos Cerros de S. Miguel, Malhão e Guelhim.
Há quem diga que tal nome deriva de uma espécie de uvas produzidas na região e cuja casta se denominava de pexã ou pechã.
Outra versão reporta-se à existência, no passado, de uma fonte que, dizia-se, tinha poderes sobrenaturais. O chão era sagrado, ou Pio, devido à água milagrosa que dele brotava. Era um Chão Pio ou Pio-Chão.
Segundo outra versão, teria aparecido na Ribeira de Bela Mandil, que passa ao lado dos terrenos onde foi edificada a aldeia, um enorme peixe, um peixão. Esta parece ser a explicação mais plausível e até o brasão de armas da aldeia apresenta como imagem central um peixe (vejam post mais abaixo).

Qualquer que seja a explicação para a existência de tão singular nome, ela não é, certamente, aquela que as vossas tortuosas e perversas mentes imaginavam.

Penitenciem-se, vá lá…….. quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga.
(Fonte: "Pequena Monografia de Pechão" de Francisco Guerreiro editada em 1988)

3 comentários:

  1. QUE DIZER DA MARCHA DE HOJE? TINHA TODOS OS INGREDIENTES: BOM TEMPO, BOA DISPOSIÇÃO, MUITA GENTE PARTICIPANTE, MÚSICA E UM PERCURSO AGRADÁVEL.
    DIGAM LÁ SE NAO NAO FOI BOM?

    ResponderEliminar
  2. Absolutamente de acordo. Deu gozo fazer esta marcha. Foi perfeita.

    ResponderEliminar
  3. O nome de pechão, provem de pixão!
    Em tempos houve na aldeia, um vizihr que segundo se dizia era muito bem dotado,mantinha o seu harém sempre servido "a horas e a tempos",e com elevado grau de satisfação.Daí o nome de Pixão

    ResponderEliminar