domingo, 7 de fevereiro de 2010

MARCHA DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO


Foi o percurso tradicional e lindo na mata, com partida do complexo desportivo de Vila Real um dos melhores do Algarve e do país. Os  marchantes consideraram o percurso maior com pouca quilometragem. Foram só 6.200 metros o que para os atletas de gabarito e grande potência física (ihihihi) soube a pouco. A fantástica paisagem merecia mais 2 ou 3 km. Mas estiveram hoje em V.R.St. António cerca de 900 marchantes. A luta continua, a média semanal é muito boa. Venham sempre e tragam amigos convosco.
Depois da marcha viram-se alguns marchantes a passear pela praça Marquês de Pombal, onde decorria um muito agradável mercado de produtos da serra. Os chouriços caseiros, o medronho, as filhoses com mel, os frascos de mel, as azeitonas de conserva, o pão caseiro, eram os reis da praça.
Vila Real de Santo António é um pequeno município com 57,58 km2 e cerca de 18.000 habitantes e três freguesias (Vila Nova de Cacela, Monte Gordo e Vila Real de Santo António).
Fundada em 1774, por ordem do Marquês de Pombal é construída em apenas dois anos. As ruas direitas e perpendiculares que a caracterizam são uma imposição do Marquês que aplicou tal filosofia na reconstrução da baixa de Lisboa, destruída pelo terramoto de 1755.
Vila Real de Santo António viveu uma época de grande prosperidade, nos finais do Sec. XIX e princípios do Sec. XX, devido à instalação de inúmeras fábricas de conserva de peixe, atum e sardinha principalmente.
Sabiam que este é um dos quatro concelhos do país dividido em partes fisicamente separadas (os outros são Montijo, Oliveira de Frades e Soure)? Assim a freguesia de Vila Nova de Cacela está separada das outras duas freguesias, pela freguesia de Altura esta pertencente ao concelho de Castro Marim. São as malhas que a política tece, e enquanto não houver coragem para a reforma administrativa do país, lá vamos vivendo com estas singularidades.

3 comentários:

  1. A marcha de V.Real é sempre muito agradavel pela sua paisagem e o ar puro que respiramos, é de louvar ás entidades que cada vez mais têm demonstrado um grande apoio à pratica desportiva, as boas instalações. bem Hajam

    ResponderEliminar
  2. o amigo tem alguma coisa contra a Frequesia de Altura, devia ler a Historia e marchar menos.
    João

    ResponderEliminar
  3. Caro João
    Tiro do seu comentário duas conclusões:
    1-Não leu o post até ao fim.
    2-Também não leu a História.
    Este blog não tem a veleidade de saber tudo. Mas desta vez a verdade está deste lado. A não ser que a reforma administrativa do território já tenha sido feita e eu não saiba, e a freguesia da Altura tenha passado do concelho de Castro Marim, para o de Vila Real de Sto António.
    Carissimo João, saiba também que o tempo bem aproveitado dá para tudo, até para marchar e ler História.
    Um abraço com amizade

    ResponderEliminar