quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

VIDA SÃ BAIXA A TENSÃO ARTERIAL

Muitos hipertensos (com valores acima de 140/90 mm Hg) conseguiram baixar significativamente a pressão com hábitos saudáveis. Eis os resultados de um estudo publicado em 2007 na revista científica The Lancet:
Manter o peso ideal – menos 20 mm Hg – para emagrecer ou manter o peso ideal para a sua altura, deve consumir menos calorias do que as que gasta.
Alimentação saudável – menos 14 mm Hg – Coma fruta e legumes e poucas gorduras saturadas (existente, por exemplo, na carne e na manteiga).
30 minutos de exercício por dia – menos 9 mm Hg – Ao praticar uma actividade regular ligeira (marcha, corrida ou natação), reduz a pressão arterial e divide por 3 o risco cardiovascular. Baixa o nível de colesterol, ajuda a perder peso, reduz o risco de cancro do cólon a aumenta o bem-estar.
Reduzir a ingestão de sal a 6g por dia – menos 8 mm Hg – Limitar o consumo de sal a 1 colher de chá diária reduz em 23% o risco de AVC e em 17% as doenças cardiovasculares. Mas atenção:  3 quartos do sal que ingerimos encontra-se nos alimentos, sobretudo os pré-confeccionados.
Limitar o consumo de álcool a 1 copo por dia para as mulheres e 2 para os homens – menos 4 mm Hg – O consumo abusivo causa doenças cardiovasculares, hipertensão e cancros do fígado, boca, esófago e laringe. O vinho, provavelmente graças aos antioxidantes, não é nocivo se consumido com moderação.
(Retirado da revista Proteste Saúde)

Sem comentários:

Enviar um comentário