domingo, 22 de janeiro de 2012

MARCHA DE PECHÃO





Hoje tudo contribuiu para uma extraordinária jornada de marchas. Clima fantástico, organização perfeita, percurso muito bonito. Adoro o Algarve. Adoro as suas gentes. Adoro estes domingos fabulosos. Obrigado Pechão. Obrigado Helder Oliveira, pela extraordinária organização. Obrigado Presidente da Junta, sempre presente e bem disposto. Obrigado Mónica pela alegria do aquecimento.
Foram cerca de 700 os marchantes presentes que se fizeram transportar, na sua maioria em carro próprio e nos autocarros de Loulé (3), Vila Real de Sto António, S.Brás de Alportel, Faro, Tavira, Aljezur e Olhão. Presente também um autocarro da Universidade do Algarve que de vez enquando nos dão a alegria da sua presença.
As outras autarquias estão a poupar gasóleo para os automóveis dos senhores presidentes e vereadores.
De notar também a presença de dezenas de jovens, o que indicia que o futuro das marchas está assegurado, apesar do boicote das Câmaras. 

4 comentários:

  1. Com um verão que se vai aproximando de 9 meses em vez dos normais 3 meses de cada estação...é um factor acrescido para que as pessoas saem da sua zona de conforto, e procurem nas caminhadas a troca de diálogos, e o silêncio da natureza que entranha num corpo cheio de vontade de fazer algo para ele próprio. Isto é? Carregar energia positiva.


    Se as caminhantes marcham há décadas, é normal que também tenham que se adaptar as oscilação da sociedade que esta em permanente evolução.


    Mesmo que os políticos digam que voltamos a para um desenvolvimento de décadas, isso não é real porque o tempo nunca volta para trás.


    Como marchar é caminhar e para a frente, não de estranhar que também tenham que haver alguma adaptação ao novo século que progride e não retrocede.


    Se no fim da marcha tivéssemos o dever de ir a missa (11horas) na combinação da pratica do lazer, desporto, e religião.


    Neste misto talvez se justificasse os custos cada vez maiores das autarquias com o transporte. Que na realidade não esta escrito na nossa constituição os transportes de lazer tenham que ser tendencialmente gratuitos.



    Como a Igreja católica do Algarve vai apostar no turismo da herança cristã talvez que o Sr. Bispo D. Manuel Quintas possa fazer algum lobby pelos novos desafios dos marchantes, que parece que continuam cativando novos aderentes como a igreja precisa de novos crentes. E agora turistas também


    Seja como for mas, novos tempos, realidades desafios e menos conforto chegaram aos participantes das caminhadas. Esperamos que na pausa de 2012,2013 o instituto do desporto encontre solução para a mobilidade dos marchantes.


    Se, não as marchas acabam por si próprias pela falta da mobilidade.


    Marchar sem mobilidade não faz sentido.

    --
    Eu marchante sem Bus.

    ResponderEliminar
  2. Carissimo Jorge talvez por ser o Autocarro da "Casa" na foi perceptivel, mas devo informa-lo que o Município de Olhão, tal como acontece nas restantes marchas do circuíto, disponibilizou um autocarro aos marchantes inscritos neste projecto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que a Câmara de Olhão disponibiliza autocarro todas as semanas. São Olhão e Faro as Câmaras que estão presentes todas as semanas.Realmente não vi por lá o vosso autocarro e até achei estranho tratando-se de uma marcha do concelho. Fica a rectificação, que agradeço. Vou proceder à alteração do post.

      Eliminar
  3. ha muita coisa que nao esta escrito na constituiçao e tambem nao as cumprem

    ResponderEliminar