sexta-feira, 20 de abril de 2012

MARCHA DE SALIR - 25 de ABRIL - 4ª FEIRA


Comemoremos o dia da Liberdade marchando livremente. Será em Salir, terra do concelho de Loulé, numa organização da Associação Cultural de Salir.
"A História tem sido pródiga para Salir. Como qualquer Aldeia, Vila ou Cidade, também Salir teve a sua origem, e sabe-se que foi há muitos, muitos anos.
Os historiadores, são unânimes em considerar que esta Vila foi em tempos habitada pelos Celtas, mas que mais tarde foram os Árabes que lhe deram maior importância, tendo no período de ocupação Almóada, no século XII, nela construído um castelo de que hoje apenas é dado ver breves ruínas e que se julga ter sido incendiado e reconstruído por duas vezes.
Salir foi também o local onde D. Paio Peres Correia, aguardou a chegada de D. Afonso III, para juntos, empreenderem a conquista do que ainda na província estava em poder dos mouros.
A partir dai, Salir foi sempre um ponto de referência e um local de eleição no suporte necessário à conquista do Algarve". (Retirado do lugar da Junta de Freguesia de Salir).
Ao lado foto do aquecimento da marcha do ano passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário