segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O PADRE E OS ESPANHOIS

Numa povoação pequena, mesmo junto à fronteira com Espanha, a igreja fica quase cheia para a missa das 10. Presentes portugueses, espanhóis, o presidente da junta, etc.
O padre começa o sermão:
- Irmãos estamos hoje aqui reunidos para falar dos Fariseus... Aquele povo desgraçado como esses espanhóis que estão aqui...
Enorme tumulto toma conta da igreja. Os espanhóis ofendem o padre, há porrada no adro. O presidente da junta leva as mãos à cabeça e, indignado, vai falar com o padre, na sacristia:
- Sr. padre, tem de ter cuidado com as palavras, os espanhóis vêm para este lado, gastam nas lojas, nos restaurantes, trazem euros para Portugal. Não os provoque nunca mais.
Durante a semana a conversa entre todos era a mesma, o padre e o sermão do domingo.
Aquele zum-zum todo foi fazendo com que as pessoas ficassem curiosas e a querer saber mais sobre o que tinha acontecido.Finalmente, chega o domingo novamente.
O presidente da junta vai à sacristia e fala com o padre:
- Sr. padre, o senhor lembra-se da nossa conversa? Por favor, não arranje nenhum problema hoje, ok?
Vem a missa e o padre começa o sermão:
- Irmãos... Estamos aqui reunidos, para falar de uma pessoa da Bíblia, Maria Madalena, aquela mulher prostituta que tentou Jesus, como essas espanholas que estão aqui...
E a pancadaria começa na igreja, partem-se velas nos corredores, chapadas, socos e alguns internamentos no hospital mais próximo, que por acaso ficava em Espanha.
O presidente da junta foi novamente ter com o padre:
- Sr. padre, eu não lhe disse para ter cuidado? Se o senhor não mudar de discurso, vou ter de escrever uma carta ao Bispo e pedir a sua saída desta aldeia.
Naquela semana, não se falava de outra coisa senão no sermão do padre.
Ninguém iria perder a missa do próximo domingo, nem que chovessem raios e coriscos.Na manhã de domingo, o presidente da junta entra na sacristia com o sargento da GNR e adverte o padre:
- Sr. padre, não provoque os espanhóis desta vez, senão acuso-o de incentivo ao tumulto e mando prendê-lo.
A igreja estava abarrotada. Quase não se conseguia respirar de tanta gente.
Começa o sermão:
- Irmãos... Estamos aqui reunidos hoje, para falar do momento mais importante da vida de Cristo: a Santa Ceia. (O presidente da junta respira aliviado)
- Jesus, naquele momento, disse aos apóstolos: “esta noite, um de vocês me trairá. Então João pergunta: Mestre, sou eu? E Jesus responde: Não, João, não serás tu. Pedro pergunta: Mestre, sou eu? E Cristo responde: Não, Pedro, não serás tu.
Então Judas pergunta: Mestre, soy yo?
NÃO HÁ PALAVRAS PARA DESCREVER O QUE SE PASSOU A SEGUIR…

Sem comentários:

Enviar um comentário