quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PRÓXIMA MARCHA - CASTRO MARIM


“Uma terra com história” diz o moderno logotipo do concelho. Nunca uma frase foi tão apropriada. História mourisca até 1242, quando D. Paio Peres Correia a conquistou para as cores cristãs. História facilmente reconhecida na existência do seu castelo, visível à distância, qual guardião da entrada dos portões marítimos do Guadiana. Castro Marim foi, no longínquo Sec. XVI, a principal praça militar do Algarve, destacando-se no combate à pirataria muçulmana. Graças à segurança que transmitia e à sua localização privilegiada, tornou-se um importante porto comercial e piscatório.
O seu castelo foi restaurado por ocasião das Guerras da Restauração, em 1640, por iniciativa de D. João IV e foi também nessa época que se complementou a defesa da localidade com a construção do Forte de S. Sebastião, que se pode facilmente contemplar de qualquer local onde nos encontremos.
A criação de Vila Real de Santo António, em 1774, e o assoreamento do Guadiana vieram retirar protagonismo à histórica Castro Marim. Mas passado glorioso já ninguém lhe tira.
Marchemos então e imaginemos quão bela e rica é a história daquela localidade, e quantos e heróicos pés pisaram as ruelas por onde vamos passar.
Se o percurso for o habitual, apreciemos também a beleza da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, respeitando com o nosso silêncio a paz da fauna ali existente e não interferindo com a flora existente.

Sem comentários:

Enviar um comentário