segunda-feira, 29 de abril de 2013

MARCHA DE 1 DE MAIO - BARÃO DE S. JOÃO


Retiraram-nos a marcha do 25 de Abril, por incompetência do organizador, mas esta, a do dia do trabalhador, não vai, certamente, ser cancelada, até porque o “site” da Junta de Freguesia do Barão de S. João já a publicita.
O 1º de Maio, dia do trabalhador, teve origem em 1886 na cidade de Chicago nos EUA, numa manifestação de trabalhadores que pretendiam a redução do horário de trabalho para oito horas diárias. Esta manifestação deu origem nos dias seguintes a greves gerais e a tumultos de que resultou a morte de alguns manifestantes e polícias.
Mais tarde, na Europa, ficou decidido que em todos os dias 1 de Maio, se fariam manifestações como a mesma reivindicação. Foi só em 1919 que o senado francês aceita o dia de trabalho de oito horas e proclama o dia 1 de Maio feriado nacional. Em 1920 é a Rússia que adopta essa data como feriado e a partir daí é seguida por muitos mais países.
Em Portugal é considerado feriado nacional só a partir de Maio de 1974, logo a seguir ao 25 de Abril.
Marchemos então no Barão de S. João e homenageemos os que morreram lutando por mais dignidade no trabalho e pelos direitos que consideravam justos.
Lá estaremos.
NOTA: não esquecer que o início desta marcha é às 9h30, bem como todas as que se seguirão até ao final da época.

Sem comentários:

Enviar um comentário