quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

PRÓXIMA MARCHA - ALVOR

Organização: Câmara Municipal de Portimão
Concentração: Complexo Desportivo
Segundo alguns historiadores Alvor teria sido fundada em 436 A.C. (antes de Cristo) pelo cartaginês Anibal Barca, como entreposto comercial, denominado à época de Portus Hannibalis. Há vestígios arqueológicos que provam a passagem e estadia dos romanos e árabes  na zona, com a consequente atribuição do nome Albur, por estes últimos.
Foi ali construído, ao tempo, um castelo de que restam ainda alguns vestígios, castelo esse conquistado por D. Sancho I em 1189, perdido e reconquistado novamente em 1250.
Foi em Alvor que morreu o rei D. João II, no palacete de Álvaro Ataíde, na rua do Poço. O rei estava no Algarve para usufruir das águas medicinais de Monchique que, pelos vistos, não foram suficientes para a sua salvação.
Também a localidade não foi salva pelo terramoto de 1755 que, ao originar um gigantesco maremoto, arrasou tudo o que estava de pé, castelo incluído. Mas como tudo o que cai se pode levantar, Alvor foi reconstruida e elevada a vila em 1988 e hoje é aquela simpatiquíssima vila, um misto de piscatória e turística sempre interessante de visitar.
Algumas praias da zona: Vau, Prainha, Três Irmãos, Torralta e Alvor.
(Foto da marcha do ano passado).

Sem comentários:

Enviar um comentário