domingo, 27 de julho de 2014

JOSÉ MARIA

O José Sousa o homem que organiza, em Faro, as corridas à 6ª Feira, denominadas Faro Night Runners, resolveu homenagear um homem que todos conhecemos. Com a devida vénia, permito-me reproduzir:
"Esta semana foi o decano do grupo que se ofereceu e nos deu o aquecimento. Em jeito de marcha, disse-nos - Aqui treina-se, sozinho custa mais. Acrescentando: - Quando se quer competir põe-se um dorsal.
Maria, já completou os 84 anos, no passado mês de Fevereiro.
O que leva um octogenário a quebrar o que seria uma normal rotina, para a sua idade e sair numa noite de sexta para correr em Grupo? «Corro para ter saúde» diz ele num tom sério. Christopher McDougall (ex-correspondente da Associated Press em Lisboa) procurou a mesma resposta junto da lendária tribo dos Tarahumara, refugiada no mais inóspito Canyon mexicano – e que ali sobrevivem, há séculos, graças à sua extraordinária capacidade de correr longas distancias, centenas de quilómetros, sem parar. Uma misteriosa raça de superatletas, que vivem numa sociedade onde a doença foi praticamente erradicada e a corrida de pé descalço é o segredo de uma vida longa.
-Lembro-me das palavras do meu pai- Continuou Maria: -Dizia «quero ter saúde» E tudo procurou fazer para a ter. Tinha 103 anos, quando faleceu. Aos 91 anos ainda se casou pela 4ª vez. Foi feliz . - Conclui Maria. Que acrescenta: - Há 5 anos atrás eu pesava 113 kg, hoje peso menos de 80 kg. Lembrei-me das palavras do meu pai e comecei a correr, pela minha saúde. É claro que me queixo de algumas dores. Mas, o meu médico tem 61 anos e também se queixa de dores. Já não tenho ninguém vivo, só um irmão. Vai –se levando a vida. Remata o ex-advogado, que descobriu, há alguns meses, o FNR através de um amigo. Desde essa altura é presença assídua nos nossos convívios, nunca se escusando a uma boa corrida. Diz-nos, que para ele correr, é quando dá e quando se pode. Ontem participou num trail durinho de 11km pela praia. E, para este sábado queria ver se recuperava para estar presente na corrida do Jumbo (10km) em Portimão. Os seus projetos são vários, mas a vida, essa vive-a dia a dia. Um exemplo para todos nós. Bem Haja!"

Este blog também homenageou, em Novembro de 2011, este extraordinário homem, tão resistente como simples, amável e simpático. Podem recordar essa homenagem indo AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário