domingo, 10 de maio de 2015

MARCHA DE CACHOPO - 10-05-2015



O interior, serrano, algarvio oferece-nos paisagens de encher o olho. Foram essas paisagens que nos foram oferecidas, abençoadas por um céu azul, que só o nosso Algarve possui, e por um ar puro, com sabor a esteva, que nos purificou os pulmões. Foi uma marcha muito bela justificando plenamente os quilómetros e as sinuosas curvas percorridas. No entanto e, talvez por se tratar de uma estreia, não foi isenta de alguns pecadilhos que a seguir enumeramos. Em primeiro lugar o percurso demasiado agreste, o que aliado ao calor, provocou alguns problemas nos marchantes mais idosos ou menos preparados para estas, demasiado duras, lides. As duas ambulâncias presentes não tiveram "mãos a medir" no socorro a alguns desfalecimentos. Um caso mais grave de desmaio seguido de queda poderia ter tido consequências graves. Fica aqui um abraço ao Orlando e as melhoras rápidas à D. Mariana, que à hora a que estamos a escrever ainda se encontra no hospital a fazer exames.
Um segundo reparo à distância da marcha pequena (cerca de 6,5 km).
Um terceiro reparo à colocação do pórtico, de partida, muito longe do local de concentração.
Um quarto reparo à distribuição de sacos com água e laranja a meio do percurso. Não se deve sobrecarregar as pessoas com estes incomodativos sacos que para nada servem a não ser onerar as já depauperadas contas das autarquias.
Quinto reparo: as marchas a partir de 1 de Maio começam às 9H30. 
Queremos repetir a marcha de Cachopo. O que não queremos é o mesmo percurso que tantas baixas causou no pelotão. Senhora Presidente da Junta, D.Maria Otília M. Cardeira, nem todos os que tiveram o prazer de visitar a sua bela freguesia, estão habituados a calcorrear montes e vales, como os residentes locais e não podemos, ao contrário do que afirmou nos altifalantes, assumir e suportar os vossos ancestrais hábitos de montanheses, saudáveis certamente, mas que não devem ser aplicados aos sedentários, ou menos preparados do litoral algarvio. O seu colega da Junta prometeu que, para o ano, escolheria percurso menos difícil, porque ele existe.
Presentes autocarros de Albufeira, Faro, Olhão, Castro Marim, Tavira, Alcoutim, S. Brás de Alportel. 
Vejam as restantes fotos no local habitual.

4 comentários:

  1. Sem dúvida alguma, tais marchas, saudáveis e alegres começam a fazer parte das vidas de muita gente que até há bem pouco tempo atrás, estariam em regime de sedentarização.
    Gentes de Cachopo, gente serrana algarvia estiveram de parabéns e bastante hospitaleira.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a toda a gente de Cachopo. Estão de parabéns. Eu e a minha família adoramos!

    ResponderEliminar
  3. Foi uma marcha muito bela e como todas não isenta de erros. A perfeição total ainda não foi inventada. Sabemos que Cachopo fica em plena serra do Caldeirão e que é impossível marcar uma marcha sem subidas. O que pretendemos é que para o ano, caso Cachopo se candidate a uma realização, consiga conciliar distâncias com acumulados de subida. Foi no último quilómetro que aconteceram todos os incidentes. Também pretendemos, quando apontamos alguns pequenos erros, que para o ano tenhamos uma marcha nas raias da perfeição. A população de Cachopo, merece ser visitada pelos marchantes e os marchantes sentiram-se bem recebidos em Cachopo.

    ResponderEliminar
  4. Sr. Jorge Lopes,

    Não vou comentar para alimentar intrigas ou dizer que o senhor está errado ou correto.

    Apenas me leva a crer que pelo seu comentário, estou a ver que correu tudo mal. E pelo que li nas outras crónicas, esta marcha foi mesmo a mais "denegrida" no aspecto da organização. Há aspectos que tem que ser melhorados: É verdade!

    Agora uma alerta deixo que as pessoas devem estar minimamente preparadas para estas aventuras, e cada uma deverá saber os seus limites. Pois em Cachopo, não ter subidas não será muito fácil. Só se colocarem as pessoas a andar em alcatrão. Julgo que não será bom e não é isso que se pretende.

    O calor não ajudou, mas também pude verificar que existiu participantes que não levaram nem uma garrafa de água. E comentando com outros participantes o pequeno almoço não é mais apropriado.

    Cumprimentos a todos

    E boas caminhadas

    ResponderEliminar