sábado, 23 de junho de 2018

CORRIDAS À 6ª FEIRA - GORJÕES/CERRO DA FONTE DA MURTA - 22-06-2018

Gorjões, um lugarejo situado entre São Brás de Alportel e Loulé, pertence ao concelho de Faro e à sua freguesia de Sta Bárbara de Nexe. É um local desconhecido por muitos, por não se encontrar nas vias de comunicação principais, mas finalmente foi descoberto pelos grupos informais de marcha/corrida graças ao gorjonense mais célebre, o inefável Osvaldo Serro. O homem apareceu um dia, quase incógnito, numa marcha do Pegadas à 4ª Feira, influenciado por não sei quem, conhecendo somente aqui o pobre escriba deste blog, uma honra que levarei para a tumba. E a sua presença, nesse dia, não foi um fogo fátuo, foi um incêndio permanente que não foi mais possível debelar. Hoje o Osvaldo é mais conhecido que o Papa e, apetece-me dizer, muito mais importante. A sua disponibilidade permanente, aquele sorriso pendurado lá no alto dos seus mais de 180 cm (vejam o teclado todo à mostra aqui ao lado e digam se não tenho razão), a empatia que, de forma fácil, consegue transmitir, faz do Osvaldo um figurão daqueles cuja ausência já nos faz pensar se estará doente, porque zangado não estará certamente. Mas além de tudo isto e já é muito, o Osvaldo ainda consegue organizar, por pura amizade, umas viagens em descoberta de trilhos no Portugal profundo. A recente viagem aos  Passadiços do Paiva e do Sistelo em Setembro, são dois bons exemplos. Mas este panegírico não ficaria completo se não acrescentasse o mais importante, a colocação de Gorjões no mapa, para muitos de nós um local situado para os, hum... traseiros de Judas, indigno do desvio que teríamos de fazer para o visitar. Gorjões, hoje já é um ex-libris das marchas/corrida com o seu famigerado Cerro da Fonte da Murta, a tal cereja no topo dos Gorjões, que o outro Serro descobriu e nos obriga, e bem, a subir sempre que vamos ao local. E atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher, a Rosinha Serro preenche completamente o ditado. "Piquena" simpática, contribui e completa o homem que a escolheu o que demonstrou que, além das qualidades enumeradas, também junta muito bom gosto. 
E hoje houve também a colaboração, mais uma vez, do sempre pronto Ilídio Valério. Agradeçam-lhe o chegarem com as pernas tal como partiram sem sinais de carícias dos tojos, ali muito abundantes. O Ilídio andou a arredar da vossa passagem tão incómodas máquinas de barbear. Obrigado companheiro.

A concentração deste evento do famoso Corridas à 6ª Feira e a festa final foi no Clube Recreativo e Cultural Gorjonense, clube jovem nascido em 2000, mas com condições ideais para estes eventos. E por lá também estiveram os homens da Corrida do Tejo tentando cativar a malta para a deslocação a Oeiras a 23 de Setembro. E deixaram por cá algumas prendas sorteadas, incluindo 2 pares de sapatilhas. 
Uma curiosidade: lá no alto do cerro plantado no terreno, um marco determina o fim de três concelhos, São Brás de Alportel, Loulé e Faro. Um cerro dividido em três amores, mais que os dois do Marco Paulo, o infiel.

As fotos estão AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário