domingo, 17 de junho de 2018

MARCHA FINAL - S.BARTOLOMEU DE MESSINES - 17-06-2018


Uff! Foram 43 as marchas/corrida deste Calendário Regional do Programa Nacional de Marcha/Corrida que no Algarve atinge o seu expoente máximo, pela participação de dezenas de milhar de pessoas e pela organização de elevado nível das entidades envolvidas, desde Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Casas do Povo, clubes desportivos, PSP de Olhão, Associação Oncológica, Patronato Municipal de Deportes de Ayamonte (uma agradável intromissão), Cruz Vermelha Portuguesa, Associações Culturais e Desportivas.
O IPDJ e a sua delegação do Algarve mantém este programa que começou há 33 anos. Tudo começou com a Prof. Amélia Elias. A antiga DGD adoptou a fórmula, o IDP continuou-a e o actual IPDJ deu seguimento melhorando ainda mais o que já era quase perfeito. 
Uma referência muito especial ao actual director, Custódio Moreno, que, percebendo, desde o início do seu mandato, a importância deste programa deu-lhe quase prioridade máxima no conjunto dos inúmeros programas que a delegação do Algarve gere. O homem, além de ser o responsável máximo da implantação no terreno das actividades, ainda arranjou tempo para estar presente na quase totalidade das marchas do calendário, falhando somente aquelas, que obrigações oficiais forçavam a sua ida a Lisboa. Já é uma figura conhecida de todos e quando não aparece as pessoas já se interrogam. Muito bem Director, parabéns. Outra referência especial ao técnico João Alcanena pela preocupação com o programa, pelos contactos com as organizações, pela preocupação que evidencia em direcção à  perfeição. Razões pessoais não lhe permitem estar sempre presente, mas sabemos do estado de alma que todos os domingos evidência, telefonando-nos e inteirando-se sempre sobre a qualidade da marcha e dos factos ocorridos. 
Outra referência vai para os marchantes, pela alegria, pela preocupação com a sua saúde, pelo esforço, pela presença. Sem eles não há programa. É para eles que ele existe.
A última referência é para as autarquias. Permitam-me distinguir as mais activas e mais preocupadas com o bem estar dos seus munícipes. Faro, Olhão, Albufeira e Loulé foram as que tiveram mais presenças. Monchique, Aljezur e S. Brás de Alportel e Silves (que finalmente apareceu depois de anos de ausência) com frequência razoável. Alcoutim, pela distância, fez o possível. Tavira apareceu uma vez por mês. Castro Martim, pela falta de autocarros apareceu a espaços (muito poucos) tal como Lagoa. Lagos, Portimão, Vila do Bispo e Vila Real de Sto António as mais fracas. Fica a esperança que, para a próxima época tenhamos mais presenças. 
A marcha final de hoje foi entregue à Casa do Povo de Messines, uma Casa do Povo bem viva, com acção directa de âmbito social, educativo, cultural e desportivo. E que bem desempenhou essa incumbência. Organizou uma marcha perfeita, colocou à nossa disposição o seu pavilhão que guarneceu de mesas e cadeiras, onde todos couberam e puderam degustar o lanche que nos ofereceram, ao mesmo tempo que ouvíamos um acordeonista local que nos possibilitou uns "pezinhos" de dança. Parabéns à Casa do Povo.
Já agora fica bem referir aqui a disponibilidade da "fabulosa" Rita, professora e técnica da Câmara Municipal de Loulé, para nos dar o aquecimento na ausência, por doença súbita, da professora designada. A Rita, sem qualquer preparação prévia e apanhada na hora, fez aquilo que sabe melhor. Aqueceu-nos ao rubro justificando o título com que carinhosamente a brindamos, a melhor "aquecedora" da Europa, quiçá do Algarve, como diria o João Pinto. Obrigado Rita.
E, pronto terminou. Já estamos com saudades. Raios, nunca mais chega Setembro.
Entretanto vamos deambulando por aí ao sabor dos grupos informais de marcha/corrida que tão bem preenchem os espaços deixados vagos pelo Calendário Regional.
As fotos de hoje estão AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário