sábado, 8 de dezembro de 2018

CORRIDAS À 6ª FEIRA - BOLIQUEIME - 07-12-2018

Regressar a um lugar onde fomos muito felizes, onde tivemos muitas 5ªs feiras de alegria e sã amizade, é sempre bom. 
O dia hoje foi longo. Nunca mais chegava a hora de partir em direcção ao micro-cosmos que é Boliqueime. Aquela localidade não é como as outras. Sofre do síndroma de Reynaud, uma patologia em que os médicos não encontram uma causa plausível. A população diversificada, em que um grupo muito unido se junta em redor da tradição da aldeia, outro grupo residente afastado destes apesar da origem comum, alguns locais quase interditos invadidos por gentes remotas e desconhecidas, bares e restaurantes cuja língua autorizada é o inglês, caminhos e veredas de propriedade comum, mas cujos vizinhos se julgam donos praticando um isolacionismo exagerado, árvores de fruto pendentes sobre muros que levam os passantes a estender a mão deleitando-se com os frutos, acusações de roubos desses mesmos frutos pelo mais bem frequentado grupo informal de marcha e corrida, o que originou um dos momentos mais hilariantes da curta vida do Bolis, eliminação de marcações e roubo de setas e fitas provocando enganos lamentáveis, uff!...que parágrafo tão longo, tudo isto tem Boliqueime, terra de contrastes. Mas Boliqueime tem também o Bolis Walk & Run, que teima em não cair no esquecimento, cujas camisolas ainda salpicam muitas das marchas que proliferam no Algarve. Grupo quase matriarcal, em que os homens colaboravam a espaços e em que as mulheres decidiam e realizavam. Grupo que terminou como organizador semanal de eventos e que passou a organizador anual do Corridas à 6ª Feira. 
Ainda bem que este grupo teima em não morrer. Assim, a espaços, podemos reviver amizades, brincar com o passado, recordar velhos tempos. E hoje fizemos isso, recordámos, com a Sónia Filipe, tempos remotos, mas ainda presentes, indelevelmente, no mais recôndito escaninho da nossa memória.
Hoje foi mais um dia em que enchemos o coração de sangue arterial bem oxigenado. Obrigado aqueles e aquelas que teimam em manter vivo um grupo que foi uma referência no exercício físico no Algarve. 
Organizaram hoje uma marcha/corrida bem interessante. Marcações irrepreensíveis, percursos (um grande de 13Km e outro mais pequeno de 8 km) bem esgalhado, de grande beleza e aplaudido por todos, acompanhado de calor humano quanto baste, apesar da noite gélida. E ficámos por lá até ao dia seguinte (já passava da meia noite) conversando e rindo, manducando as mais diversas vitualhas, com vontade de não regressar a penates. 
Envolvidos nesta organização 17 voluntários, alguns vindos de outros locais do Algarve, como a Cristina, o Jacinto, a Paula, a Anisabel e os habituais elementos do Bolis sempre prontos a colaborar. Foi lindo.
Vejam as fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário