quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - 05-12-2018

O Pegadas ziguezagueou pelo Montenegro. O António baptizou o evento e bem. Foi mesmo um zigzag constante. 
Mas hoje, também nós temos um certo ziguezaguear na nossa cabeça. Vamos desabafar e desde já nos penitenciamos (por insuficiência de clareza de raciocínio) por alguma interpretação errada que alguns poderão fazer do que vem a seguir.
Vejamos. O grupo Pegadas à 4ª Feira é um grupo que consideramos excepcional, pela sua liderança, pela imaginação colocada nos percursos, pela amizade e camaradagem entre os seus elementos e pela adesão massiva de cada vez mais pessoas, o que é sumamente agradável. Mas, como tudo na vida, há sempre algo a melhorar. Vamos apontar dois pontos que reputamos dignos de melhoria.
1 - A foto de grupo. É muito importante que se mostre a quem consulta as fotos a dimensão de um evento. A foto de grupo pretende ter um efeito de propaganda, levando a que muitos adiram à prática do exercício físico, finalidade principal da existência destes grupos informais. Ora cada vez mais se torna difícil reunir as pessoas para essa foto. Pede-se, grita-se, solicita-se a que se juntem e muitos não ouvem, não querem ou não se interessam. Espalham-se por um espaço enorme, sem cuidarem de perceber que enquadrar tanta gente exige que os espaços sejam limitados. Assim, aqui o miserável escriba e péssimo fotógrafo, solicita, encarecidamente, que lhe possibilitem a tal famosa foto sem que fique rouco de tanto gritar. É que as nossas cordas vocais já têm 71 anos e não se compadecem com exageros inúteis. 
2 - O António Santos faz e muito bem, antes da partida, um breve intróito, explicando o que vamos fazer e dando algumas notícias interessantes sobre eventos futuros e explicações que entende serem úteis. O António Santos, pelo que tem feito pelo grupo, pela imaginação, pela dedicação, merece que todos o escutemos com atenção e em silêncio. E isso não se verifica. Enquanto o António fala e, apesar de usar um megafone, só é ouvido pelos que estão na primeira fila, tal o "chinfrim" que anula e abafa as suas palavras. O António é um voluntário valoroso, que utiliza muitas horas por semana a fazer, sem qualquer remuneração, serviço publico. O António merece respeito. Oiçam-no, por favor. Não custa nada.
Agora podem bater no Jorge Lopes pelo que ficou escrito. Ele não se importa. O que importa é o Pegadas continuar forte, pujante, trazendo cada vez mais gente para a prática desta actividade tão salutar. Hoje foram 165. Abraços aos meninos e beijinhos às meninas.
As fotos estão AQUI e são grátis, com prazer e grande amizade.

1 comentário:

  1. Pois! É isso, de vez em quando tem que se chamar à razão. Somos muitos e quantos mais somos, menos se ouve. Não custa nada 2 minuto de silêncio para que todos passam ouvir as orientações do dia (noite) e as que foram preparadas para a semana seguinte. Obrigado.

    ResponderEliminar