domingo, 28 de fevereiro de 2010

MARCHA DE ALCOUTIM

Como não estive presente, aguardo as vossas reacções a esta marcha, na caixa de comentários deste post.
Como é habitual, façamos uma resenha histórica do concelho de Alcoutim.
A existência de monumentos megalíticos (antas, menires, tholos e cistas megalíticas), espalhadas pelo concelho, levam a concluir que a presença humana já vem desde o Paleólitico Médio.
Por Alcoutim passaram os romanos, os visigodos e os árabes. A reconquista cristã, no ano de 1238, integra Alcoutim no território de Portugal.
Actualmente tem cinco freguesias (Alcoutim, Giões, Martinlongo, Pereiro e Vaqueiros) com uma área de 576 km2 e apenas 3770 habitantes.
Na próxima jornada em Aljezur, já terei prazer da vossa companhia e espero tirar muitas fotos para colocar aqui no blogue.
(Em cima, fotos do castelo e da praia fluvial)

3 comentários:

  1. A marcha de hoje foi muito boa.O Sao Pedro foi nosso amigo e brindou-nos com sol. Como sempre fomos muito bem recebidos pelos nossos amigos de Alcoutim.

    Votos de boa semana.

    ResponderEliminar
  2. A marcha de Alcoutim foi maravilhosa, tinha como fundo o Rio Guadiana companhado do cheiro a estevas,como sempre fomos recebidos com simpatia,são momentos desde da vida que devemos agradecer de podermos usufruir. Divirta-se

    ResponderEliminar
  3. Em boa hora o S. Pedro decidiu dar tréguas para que se realizasse a Marcha-Corrida de Alcoutim. Depois de dias e dias com chuva persistente, o dia de hoje acordou com céu praticamente limpo, vento fraco e uma temperatura ambiente ideal para a prática desportiva ( 14º ). Registou-se uma razoável presença de praticantes, apesar da longa distância que em especial os marchantes do barlavento tiveram que fazer. Percurso muito interessante e agradável a vista, mas exigente, com os cinco quilómetros iniciais sempre a subir. Piso misto, com a parte a descer em terra e, por vezes, com bastantes pedras. Excelente organização a todos os níveis, apenas com uma ligeira falha no final, com a ausência de música ambiente e animação

    ResponderEliminar