quinta-feira, 27 de maio de 2010

CUIDADOS COM A SAÚDE

COLESTEROL
O colesterol é uma substância gorda presente em todas as células do organismo, necessária, em pequenas quantidades, ao seu funcionamento. O fígado encarrega-se de produzir colesterol de acordo com as nossas necessidades e, na realidade, a sua maior parte é fabricada por este órgão.
Quando o nível de colesterol no sangue está elevado, o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares aumenta.
Quando o colesterol existe em excesso no sangue, as LDL (low density lipoproteins), são responsáveis pelo seu depósito nas paredes das artérias, formando as placas de arteriosclerose. Por essa razão são conhecidas como o "mau colesterol".
As HDL (high density proteins) transportam colesterol dos tecidos de volta para o fígado, onde o colesterol é metabolizado ou eliminado. Estas lipoproteínas são responsáveis pela  remoção das placas de arteriosclerose, atrasando e/ou evitando a sua formação. Por essa razão, são conhecidas como o "bom colesterol".
Se tiver menos de 200mg é um valor normal. Entre 200mg e 240mg, deve ir ao médico, adoptar uma alimentação saudável e vigiar os valores de 6 em 6 meses.
Se tiver menos de 150mg, deve consultar um médico porque pode ser portador de uma doença oculta.
O que faz variar os níveis de colesterol?
- Erros alimentares: o consumo elevado de alimentos ricos em colesterol e em gorduras saturadas, bem como, uma alimentação rica em calorias, conduz ao aumento de valores de colesterol no sangue.
- Sedentarismo: sabe-se que a prática de actividade física regular ajuda a elevar os níveis de "bom colesterol"(HDL) e a baixar o "mau colesterol" (LDL).
- Tabagismo: o tabaco actua sobre as HDL, baixando o seu valor no sangue.
- Hipertensão arterial: pode conduzir ao aumento das lesões nas artérias, favorecendo a formação de arteriosclerose.
- Stress: aumenta os níveis de colesterol no sangue.
- Excesso de peso/obesidade: o excesso de gordura em circulação no sangue, favorece o aumento de colesterol.
Uma alimentação equilibrada é a melhor opção para manter os níveis de colesterol controlados.
- Procure variar o mais possível a sua alimentação;
- Privilegie os frutos e vegetais: escolha as variedades de cereais e seus derivados menos refinados;
- Dê preferência ao peixe em detrimento da carne;
- Modere o consumo de gordura e de alimentos ricos em colesterol;
- No que respeita às gorduras, privilegie as gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas (azeite, óleos vegetais), em detrimento das gorduras saturadas (carne, manteiga, queijo, leite gordo, ovos, miolos e vísceras). Consumir carnes brancas sem pele, aumentar o consumo de peixe, de cereais e vegetais (sopa de hortaliças, saladas, legumes, fruta).
E FAÇA EXERCÍCIO FÍSICO, ANDE A PÉ, FAÇA NATAÇÃO, DANCE, NÃO UTILIZE O ELEVADOR.
(Se "clicar" em cima da imagem consegue vê-la melhor).

1 comentário:

  1. Olá blogueiro!

    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Obrigado!

    Ministério da Saúde

    ResponderEliminar