sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DÁ QUE PENSAR

Sacos de plástico

Anualmente são consumidos entre 500 biliões a 1 trilião de sacos de plástico em todo o mundo, mas só menos de 1% é reciclado, porque é mais caro reciclar um saco do que comprar um novo. Reciclar 1 tonelada de sacos custa 4.000 euros e produzir a mesma tonelada de sacos novos custa 320 euros. Não sendo biodegradável, calcula-se que um saco de plástico leve cerca de 100 anos a se decompor.
Depois de utilizados qual o destino dos sacos de plástico?
Os navios que percorrem os mares lançam neles 4 milhões de quilos de sacos de plástico por ano. Os sacos são também arrastados de diferentes partes do planeta, através dos esgotos, para os mares, rios e lagos. Mais de 10% de lixo que chega à costa dos EUA são sacos de plástico. As lixeiras estariam inundadas de sacos se a enorme quantidade que vai para o mar fosse depositada nelas.
Os sacos de plástico degradam-se com o tempo e decompõem-se em petro-polímeros muito tóxicos, contaminando os solos e as vias fluviais. Partículas microscópicas podem entrar, assim, na cadeia alimentar.
O efeito sobre os seres vivos é catastrófico, As aves ficam presas nos sacos sem esperança de sobrevivência. Cerca de 200 espécies diferentes de vida marinha, incluindo baleias, golfinhos, focas e tartarugas morrem por causa da ingestão de sacos de plástico porque os confundem com comida.
O que se pode fazer?
1-Se usarmos nas compras um saco de tecido, podemos economizar 6 sacos plásticos por semana, ou seja 24 sacos por mês, 288 por anos, 22.176 ao longo da nossa vida.
2-Se uma em cada 5 pessoas fizerem isso, em Portugal, economizaríamos 22.760.000.000 sacos durante as nossas vidas. Este é um número calculado para 10 milhões de habitantes. Imaginem se transportássemos este exemplo para toda a população da terra.
3-O Bangladesh, o Ruanda, proibiram os sacos de plástico. Na China são pagos. Na Irlanda cobra-se imposto sobre os sacos o que permitiu reduzir o consumo em 90%. Israel, Canadá, Índia, Botswana, Quénia, Tanzânia, África do Sul, Taiwan e Singapura, também proibiram ou estão em vias de proibir a sua utilização. Em 27 de Março de 2007, São Francisco tornou-se a primeira cidade dos EUA a proibir o uso de sacos de plástico. Oakland e Boston também se preparam para proibir também.
Os sacos de plástico são feitos de polietileno que se obtém a partir do petróleo. Reduzindo o uso dos sacos de plástico, diminui-se o consumo de petróleo, recurso não renovável e gerador de grandes conflitos. Só a China economizará 37 milhões de barris de petróleo por ano, graças à proibição dos sacos de plástico gratuitos.
Dá que pensar. Será que não devemos repensar o procedimento na ida ao supermercado?

1 comentário: