quarta-feira, 11 de maio de 2011

PRÓXIMAS MARCHAS - PEREIRO OU SALIR

Mais um impasse, mais uma escolha difícil: ir ao Pereiro no concelho de Alcoutim ou a Salir no concelho de Loulé?
Pereiro fica logo ali ao lado de Alcoutim. É uma simpática aldeia com 287 habitantes e 101 km2 de área. Além de podermos ali respirar o ar puro da serra, podemos também visitar a sua Igreja Matriz, do Sec XVI (foto ao lado). São dignos de uma olhadela atenta os seus retábulos (obras de arte colocadas ao lado ou atrás dos altares, que podem ser em madeira ou em outros materiais). O retábulo das almas e o retábulo em talha pintada e dourada em estilo rococó (do lado direiro da nave) são dignos de ser admirados. Esta igreja beneficiou de uma profunda e fiel reparação em 1976.
Salir, aldeia a norte e a 13 km de Loulé, é a sede da maior freguesia do concelho (em área) e uma das maiores de Portugal, com cerca de 200 km2. A sua população ronda as 3.500 almas.
É interessante visitar o castelo (foto ao lado) com as suas muralhas em taipa, mas num estado um pouco degradado a justificar, talvez, uma profunda reconstrução, restituindo-lhe o seu aspecto original, de forma a que nos sentissemos transportados aos tempos da estadia de D.Paio Peres Correia, que ali aguardou a chegada de D.Afonso III, partindo juntos à conquista do Algarve.
Pois é, Pereiro ou Salir, venha "o diabo e escolha". Num destes dois locais irei estar, para vos fotografar, assim continuem ausentes os joanetes, o reumatismo, os senhores Alzheimer e Parkinson ou a dama de negro, "raios a parta".

Sem comentários:

Enviar um comentário