terça-feira, 12 de julho de 2011

FRASES MILENARES

Vejam só, por estes exemplos, quão árduo foi o caminho que as mulheres tiveram de trilhar, para chegar à liberdade que hoje usufruem:
A mulher deve adorar o homem como um deus. Toda a manhã, por nove vezes consecutivas, deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar-lhe: “Senhor, que desejais que eu faça"? Zaratustra (filósofo persa, Sec VII A.C.)
Todas as mulheres que seduzirem e levarem ao casamento os súbditos de Sua Majestade mediante o uso de perfumes, pinturas, dentes postiços, perucas e recheio nos quadris, incorrem no delito de bruxaria e o casamento fica automaticamente anulado. Constituição Nacional Inglesa (lei do Sec. XVIII)
Mesmo que a conduta do marido seja censurável, mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve reverenciá-lo como a um deus. Durante a infância uma mulher deve depender do pai, ao se casar de seu marido, se este morrer dos seus filhos e se os não tiver do seu soberano. Uma mulher nunca se deve governar a si própria. Leis de Manu (Livro sagrado da Índia)
Quando um homem for repreendido em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de derrubá-la com um soco, desferir-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz, para que assim não se deixe ver, envergonhada, da sua face. E é bem merecido, por dirigir-se ao homem com maldade de linguajar ousado. La Menagier de Paris (tratado de conduta moral e costumes de França, Sec. XIV)
As crianças, os idiotas, os lunáticos e as mulheres não podem e não têm capacidade para efectuar negócios. Henrique VII (rei de Inglaterra, chefe da Igreja Anglicana, Sec. XVI)
Os homens são superiores às mulheres porque Alá outorgou-lhes a primazia sobre elas. Portanto dai aos varões o dobro do que dai às mulheres. Os maridos que sofrerem desobediência de suas mulheres podem castigá-las: deixá-las sós em seus leitos e até bater nelas. Não se legou ao homem maior calamidade que a mulher. Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos, recitado por Alá a Maomé no Sec.VI)
Que as mulheres estejam caladas nas igrejas porque não lhes é permitido falar. Se quiserem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos. São Paulo (apóstolo cristão no ano 67 D.C.)
A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior. Aristóteles (filósofo, guia intelectual e preceptor grego de Alexandre, o Grande, Sec. IV A.C.
O pior adorno que uma mulher pode querer usar é ser sábia. Lutero (teólogo alemão, reformador protestante, Sec. XVI)

Sem comentários:

Enviar um comentário