domingo, 29 de janeiro de 2017

MARCHA DE PECHÃO - 29-01-2017


Meu Algarve encantador,
A par da tua alegria,
Tens o encanto, a magia,
Das amendoeiras em flor.

Meu qu´rido Algarve em Janeiro,
Ao turista endinheirado,
escondes o corpo ulcerado
no fatinho domingueiro.

Só vêem flores os olhos
Desses ilustres senhores
Mas no Algarve, os abrolhos
São muito mais do que as flores.

(António Aleixo)
O ANTÓNIO ALEIXO retrata, na sua sabedoria de poeta popular, o que representam as amendoeiras em flor para o nosso Algarve, cheias de encanto e magia, escondendo, por vezes o corpo ulcerado e os abrolhos. Ao tempo do Aleixo, talvez o Algarve fosse assim, mas muitos anos de melhorias, muitos anos de poder local imaginativo, transformaram o nosso Algarve em algo melhor, sem necessidade do disfarce florido que as amendoeiras proporcionavam. 
Hoje a nossa marcha mostrou-nos as flores, mas também nos mostrou uma freguesia arrumadinha, de caminhos bem transitáveis, muito longe do desencanto do António Aleixo. 
Também nos mostrou os arredores da freguesia, as veredas ladeados de verde, a igreja sobranceira ao edifício da Junta, vigilante e protectora, como se os autarcas merecessem ou precisassem da protecção divina. 
Foi uma marcha plenamente conseguida, quase perfeita. E o tempo, primaveril, ajudou. E os 850 corredores/marchantes corresponderam ao apelo e deram por bem empregue o tempo passado nesta que é, desde há muitos anos, a marcha das amendoeiras em flor. 
Recepção simpática do Presidente da Câmara, António Pina, do Director Regional do IPDJ, Custódio Moreno (o homem não falha uma) e do Presidente da Junta, Paulo Salero, que andou por ali, incentivando o pessoal e rivalizando, com vantagens, com os aprendizes de fotógrafo presentes. E por último, o omnipresente Helder Oliveira, sempre activo, colaborante e prestável.
Autocarros de Faro, Loulé (2), Albufeira, Alcoutim, Junta de Freguesia de Porches e, pasme-se, de Lagoa (bem vindos, depois de alguns anos ausentes, com os votos de mais presenças).
Fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário