domingo, 7 de outubro de 2018

MARCHA DE PORTIMÃO - MAMAMARATONA - 07-10-2018

Temos um defeito, além de muitos outros, de sermos puristas em relação às marchas integradas no Calendário Regional do IPDJ e este gigantismo de hoje, que remete os nossos marchantes, de todos os domingos, para um percurso quase obrigatório de 6 km, quando o regulamento nos diz que uma marcha deve ter dois percursos, um de cerca de 5 km e outro de cerca de 10 Km, não é muito do nosso agrado. A simultaneidade de provas amadoras de marcha/corrida com provas de classificação, também não é do nosso agrado. Mas a mamamaratona é assim e já atingiu uma projecção que convém manter e potenciar. A nossa opinião não conta e cá estaremos no futuro para voltar a Portimão a este evento onde, desde a primeira hora, nunca falhámos.
A organização, fugindo à monotonia dos anos anteriores, inovou e bloqueou a cidade de Portimão, distribuiu 120 polícias que cortaram as principais ruas da cidade, provocando o caos no trânsito e o desespero daqueles que tinham outras finalidades que não a marcha/corrida. Soube-nos bem o périplo por Portimão, soube-nos bem pisar o alcatrão propriedade dos automóveis, mas, olhando nas ruas laterais vislumbrávamos filas intermináveis de trânsito parado, businadelas de apoio aos marchantes ou de protesto. A primeira hipótese deixa-nos mais aliviados, mas...não havia necessidade. Um horror a ser revisto, sem falta, para futuras organizações. O nosso prazer nunca pode ser o desprazer dos outros e a sensibilização para o cancro da mama, que era o que se pretendia, não pode provocar animosidade mas sim solidariedade.
A organização pretendeu ser excelente e quase atingiu esse desiderato não fosse o aquecimento prematuro pela senhora de sempre (talvez fosse bom inovar também aqui), o arrefecimento logo a seguir, devido a atraso de 15 minutos na partida, e à colocação no terreno dos tais 120 polícias e o encerramento das ruas e a perfeição seria total.
A eficiente separação dos percursos das corridas e da marcha, evitando sobreposições incómodas para quem corre, o apoio logístico no final, com águas e fruta, o entretenimento final com música ao vivo, a mudança do local de concentração, tudo correu bem. 
Em conclusão: organização de dificuldade grande mas muito boa, alterações com sucesso com as excepções mencionadas. 
As nossas fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário