sábado, 10 de novembro de 2018

CORRIDAS À 6ª FEIRA - TUNES - 09-11-2018

Tunes, aldeia do concelho de Silves, muito característica e original, fugindo aos cânones que regem o Algarve turístico pejado das melhores praias do mundo e o Algarve interior de belas paisagens serranas, de ares oxigenados e puros. Qualquer dos dois Algarves são objecto da cobiça dos estrangeiros que aqui estabelecem as suas residências de férias e aqui gozam, merecidamente, as suas reformas. Encontramos residentes de outros países no litoral e no interior e em Tunes, cujo nome parece derivar da cidade tunisina capital, Tunis, será que existem residentes estrangeiros? É que Tunes é uma ilha dentro do Algarve, com a sua incómoda e já desactivada, central termoeléctrica e o seu interface ferroviário automatizado e quase sem funcionários. Tunes sobreviveu graças aos funcionários da central e da REFER que lhe trouxeram algum desenvolvimento e movimentação, mas hoje é um dormitório de quem se desloca, diariamente, para os centros turísticos vizinhos, onde trabalha. A sua estação dos Caminhos de Ferro é, imaginem, o único edifício da aldeia com algum valor arquitectónico. Tunes tem mais encanto na hora da despedida ou na hora da dormida. 
Mas Tunes tem muito boa gente a residir ali e isso ficou provado, pela iniciativa em receber o Corridas pela 2ª vez, pelo esforço da organização e pela simpatia da recepção. 
A Associação Comunidade de Tunes e os seus dirigentes, João Silva e José Cebola, os organizadores, juntamente com a Junta de Freguesia de Algoz e Tunes, o Moto Clube Wild Horse da aldeia, no terreno, a Mariana Cabrita no aquecimento, o Sérgio Sousa, homem sempre disponível para estas coisas, que nos transportou (obrigado Sérgio) e distribuiu o pessoal pelas distâncias existentes, as meninas e cavalheiros da distribuição do pão com chouriço (da Pastelaria/padaria Tita de Algoz) e do chá (as folhinhas de bela Luisa do Sérgio e do José Maria), tudo esteve excelente e a contento dos 153 corredores/marchantes que deram por muito bem empregue a deslocação. A repetir no próximo ano já que nos pareceu que a vontade não falta ao João Silva.
Fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário