quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

AS CRÓNICAS DO JORNAL "O ALGARVE"

GALERIA DOS NOTÁVEIS “FIGURÕES”

O TREPADOR
No ciclismo um trepador sobe ao alto da montanha como se de uma recta se tratasse. À sua frente só vê a meta e quando olha para trás vê os restantes colegas espalhados pela íngreme encosta, resfolegando, tentando não perder contacto com o colega da frente. Joaquim Gomes era um ciclista de extraordinárias capacidades de trepador. Magro, baixote, levava o seu pouco peso pelas encostas acima como se passeasse pelo calçadão de Quarteira. Na serra da Estrela, na senhora da Graça era um super homem. E foi graças a estas qualidades de trepador, que venceu duas voltas a Portugal.
Se tamanho fosse qualidade, o elefante era dono do circo, dizem os nossos irmãos brasileiros. E o pequeno Joaquim Gomes era, na serra, o dono daquele circo.
Este pequeno intróito tem como finalidade apresentar o nosso marchante trepador.
Pequeno, leve, com as características morfológicas de Joaquim Gomes, ele funciona na inversa dos outros marchantes. Acelera nas subidas e abranda nas descidas.
Se invertermos os algarismos da sua idade real (62 anos) obtemos a sua real idade física (26 anos). Cada ano que passa o nosso trepador fica mais novo, mais forte, mais resistente (ou serei eu que fico mais fraco?). Seguindo a mesma lógica de raciocínio, quando atingir os 72 anos de idade terá 27 de idade física. Enquanto os seres normais envelhecem um ano por cada ano que passa, o nosso trepador envelhece um ano por cada dez que passam.
Quando “voa” pelas subidas é melhor deixá-lo ir, porque será difícil acompanhá-lo.
E o “malandro” ainda tem o desplante de parar lá no alto e esperar pelos “pobres diabos”, como eu, que, ofegantes, de língua de fora, se esfalfaram em sua perseguição. Claro que o faz, não para nos diminuir, mas porque é um bom companheiro e gosta do trabalho de equipa.
É um homem simples, sem peneiras, simpatiquíssimo, marchante da velha guarda. Um exemplo de persistência e uma figura sempre presente no autocarro de S.Brás de Alportel.
Bem haja caro amigo David. Espero continuar a fazer equipa consigo nas descidas e nas rectas, claro, já que nas subidas vou continuar a vê-lo por um binóculo.

1 comentário:

  1. Bom dia caro marchante viciado, Jorge Lopes.
    Constato com agrado que a elaboração deste blogue não pára e que a sua actualização é contante e sempre no sentido de melhorar a sua apresentação.
    Desejo-lhe as maiores felicidades nesta sua aventura de Blogger e que este seja mais um desafio atingido com natural distinção.

    Deixo-lhe aqui um outro endereço de um outro blogue : http://pedestrianismo.blogspot.com/2009/09/xxii-marchas-corrida-no-algarve.html

    Ainda que no início mas o seu já bate aos pontos aqui o seu "concorrente".

    ResponderEliminar