domingo, 7 de março de 2010

MARCHA DE ALJEZUR


Na Carrapateira, a chuva, essa marafada, veio, mais uma vez, impedir que os cerca de 700 marchantes apreciassem devidamente a fantástica paisagem da costa vicentina. No entanto a coragem e a boa disposição do pessoal, enfrentando os elementos e vencendo-os, veio demonstrar, mais uma vez, que podemos mais que qualquer miserável chuva. É que, como se dizia na tropa, chuva civil não molha militares, neste caso marchantes.
Aljezur é uma terra de origens remotas que foi habitada desde tempos pré-históricos. Fundada pelos árabes, no Sec X, ainda se nota a sua presença no castelo e na sua cisterna.
D.Paio Peres Correa, no reinado de D.Afonso III toma definitivamente a vila (ver a lenda descrita no post abaixo) e D. Dinis concedeu-lhe o foral em 1280. Possui um património natural invejável. As suas paisagens são de cortar a respiração. As matas de pinheiros, eucaliptos, sobreiros, medronheiros, estevas, urzes e rosmaninhos, deixam qualquer visitante estarrecido com tanta beleza selvagem.
Actualmente tem 4 freguesias, Odeceixe, Rogil, Bordeira e Aljezur, uma área de 323 km2 e uma população de 5.300 habitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário