domingo, 28 de março de 2010

MARCHA DE CASTRO MARIM




Oitocentos marchantes passaram pelo sapal de Castro Marim. Tempo excelente, com sol, que nos permitiu  espraiar o olhar pelas belezas do Sapal.
Sabiam que:
"A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António está situada junto à Foz do Rio Guadiana e é uma das mais importantes zonas húmidas do país: é formada por sapais salgados, corpos de água salobra, salinas e esteiros e abriga um elevado número de espécies faunísticas e florísticas.
Constitui um habitat fundamental para milhares de aves aquáticas que encontram aqui boas condições de nidificação e invernada, justificando em pleno o seu estatuto de zona húmida de importância internacional que lhe é conferido pela Convenção de Ramsar.
O Sapal de Castro Marim destaca-se, ainda, como local de abrigo e reprodução para numerosas espécies de peixes, moluscos e crustáceos, funcionando como um viveiro natural. Para além da zona húmida que abrange cerca de 66% dos 2089 ha de superfície da área protegida, esta integra ainda zonas secas de uso agrícola e zonas de cota mais elevada que correspondem já às encostas da serra algarvia, com espécies animais e vegetais próprias.
É pois na variedade de biótopos existentes que reside a riqueza desta área protegida, tão atraente quanto sensível a qualquer intervenção humana mal conduzida"
"In, Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, texto de Ana Xavier, ed. Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, Junho de 1998".

Conforme prometido a seguir, não uma, mas duas receitas, típicas do concelho de Castro Marim.

PAPAS DE MILHO
Autora: Glória Vicente.
Ingredientes: 2 l de água, 1 colher de banha, 14 colheres de sopa de farinha de milho e sal q.b.
Preparação: juntam-se todos os ingredientes num tacho de arame e levam-se ao lume. Vai-se mexendo sempre com uma colher de pau até formar a papa. Leva mais ou menos 30 minutos.
Dados complementares: Antigamente comiam-se com figos secos e com água–mel. Receita recolhida por Paula Pinto Gomes.

ESCALDADINHOS DE ODELEITE
Autora: Glória Vicente
Ingredientes: 1 tigela de farinha, 1/2 tigela de água, ervas doces, 1 cálice de aguardente, 4 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de canela, 3 ou 4 ovos e óleo para fritar
Preparação: Mistura-se a farinha, o sal, as ervas doces e a aguardente, depois põe-se a água a ferver mistura-se tudo e no final deita-se os ovos e envolve-se muito bem. Por fim coloca-se às colheres dentro de óleo quente e deixa-se fritar. Depois de tirar da frigideira passa-se por açúcar e canela.

Sem comentários:

Enviar um comentário