sexta-feira, 21 de maio de 2010

CUIDADOS COM A SAÚDE

Inauguramos esta rubrica sobre cuidados básicos de saúde, especialmente para quem faz exercício físico como nós. Não pretendemos dar lições sobre saúde porque não estamos habilitados para tal. Pretendemos, simplesmente, alertar para alguns cuidados que todos devemos ter. E começamos com a......

HIPERTENSÃO ARTERIAL
Tensão arterial é a pressão a que são submetidas as paredes das artérias pela passagem do sangue que nelas circula. Tensão e pressão são, portanto, conceitos semelhantes.
É comum ouvir-se falar de tensão máxima (sistólica) e tensão mínima (diastólica) que são os valores medidos na contracção do coração (sístole) e na sua distensão (diástole).
Considera-se hipertensão os seguintes valores:
Para adultos até 64 anos valores acima de 14 de máxima e 9 de mínima.
Para adultos acima de 65 anos, valores acima de 16 de máxima e 9,5 de mínima.
A hipertensão não se sente, mede-se. Deve verificar a sua tensão arterial com regularidade, especialmente se na sua família houver antecedentes de hipertensos, diabéticos, de doenças vasculares cerebrais ou das coronárias (angina de peito, enfarte de miocárdio ou de morte súbita).
A hipertensão é causada por hábitos de vida errados, tais como:
1 – Excesso de peso. Considera-se peso normal o peso igual ao número de centímetros que se tem acima de 1 metro. Ex: uma pessoa com 1,70 deve pesar 70 kg. Reduz-se o peso consumindo poucas gorduras e doces e aumentando o consumo de vegetais.
2 – Excesso de sal. Nunca se deve exceder 5g por dia. Substitua o sal por ervas aromáticas (coentros, salsa, hortelã, poejos, orégãos, etc).
3 – Abuso de álcool. Não se deve beber mais de 2dl por dia.
4 - Tabagismo.
5 - Stress.
Finalmente deve fazer exercício físico. Ande a pé no mínimo 3 vezes por semana durante 45 minutos. Não utilize o elevador. Dance. Pratique natação. Deixe o automóvel longe do local para onde vai. Divirta-se.
E não esqueça nunca que a hipertensão é uma doença assassina e silenciosa. VÁ LÁ... MEÇA A SUA TENSÃO AGORA, E SE TIVER OS VALORES FORA DO INDICADO ACIMA........ VÁ AO MÉDICO, JÁ.

1 comentário: