sexta-feira, 1 de outubro de 2010

1 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DO IDOSO

A ONU (Organização das Nações Unidas) reconhecendo o facto do envelhecimento cada vez maior da população mundial (calculam-se cerca de 600 milhões de seres humanos com mais de 60 anos), recomendou em 1999, a criação de um dia mundial do idoso para o dia 1 de Outubro.
Pretendemos, hoje, homenagear todos os marchantes idosos, grupo onde também me incluo.
E nada melhor, para comemorar este dia, do que falar duma doença que afecta sobretudo os idosos. Assim fizemos umas pesquisas na internet sobre aterosclerose e aqui vai disto, chamando a atenção de todos para os sintomas indicados.
Aterosclerose
Aterosclerose é um termo geral que designa várias doenças nas quais se verifica espessamento e perda de elasticidade da parede arterial. A mais importante e a mais frequente destas doenças é a aterosclerose, na qual a substância gorda se acumula por baixo do revestimento interno da parede arterial.
A aterosclerose afecta as artérias do cérebro, do coração, dos rins, de outros órgãos vitais e dos braços e das pernas. Quando a aterosclerose se desenvolve nas artérias que alimentam o cérebro (artérias carótidas), pode produzir-se um AVC; quando se desenvolve nas artérias que alimentam o coração (artérias coronárias), pode produzir-se um enfarte do miocárdio.
Sintomas
Geralmente, a aterosclerose não produz sintomas até estreitar gravemente a artéria ou causar uma obstrução súbita. Os sintomas dependem do local onde se desenvolve a aterosclerose: o coração, o cérebro, as pernas ou quase em qualquer parte do organismo. O primeiro sintoma do estreitamento de uma artéria pode ser uma dor ou uma cãibra nos momentos em que o fluxo de sangue é insuficiente para satisfazer as necessidades de oxigénio. Por exemplo, durante um exercício, uma pessoa pode sentir dor no peito (angina), devido à falta de oxigénio no coração; ou, enquanto caminha, podem aparecer cãibras nas pernas (claudicação intermitente) devido à falta de oxigénio nas extremidades. Estes sintomas desenvolvem-se gradualmente à medida que o ateroma aperta a artéria. No entanto, quando se verifica uma obstrução súbita, os sintomas aparecem imediatamente (por exemplo, quando um coágulo sanguíneo se encrava numa artéria).
Factores de risco
O risco de desenvolver aterosclerose aumenta com a hipertensão arterial, os altos valores de colesterol, o tabagismo, a diabetes, a obesidade, a falta de exercício e a idade avançada. Ter um familiar próximo que tenha desenvolvido aterosclerose numa idade ainda jovem também aumenta o risco. Os homens têm um maior risco de sofrer desta doença do que as mulheres, embora depois da menopausa o risco aumente nas mulheres e finalmente iguala-se ao dos homens.
Prevenção e tratamento
Para prevenir a aterosclerose, devem eliminar-se os factores de risco controláveis, como os valores elevados de colesterol no sangue, a pressão arterial alta, o consumo de tabaco, a obesidade e a falta de exercício. Assim, dependendo dos factores de risco específicos de cada pessoa, a prevenção consistirá em diminuir os valores de colesterol, diminuir a pressão arterial, deixar de fumar, perder peso e fazer exercício.

Boas marchas e atenção às dores no peito que podem prolongar-se pelo pescoço e braços, e dores nas pernas.
Um abraço a todos, especialmente, neste nosso dia, aos idosos.
E até Domingo, em Alte, com saúde e a habitual alegria.

2 comentários:

  1. Amigo Jorge!

    No alto da minha ignorância de 33 anos, sempre disse "arterosclerose".
    Bem haja ao amigo Jorge para neste blogue de marchas continuar a fazer pedagogia e a "cultivar-nos" cada vez mais.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Bavd
    Aterosclerose ou arterioesclerose duas formas de dizer o mesmo, ou seja endurecimento das artérias devido a depositos de substâncias gordurosas.
    Arterosclerose não existe. É sempre um prazer ajudar os jovens. É uma prerrogativa dos velhos.

    ResponderEliminar