quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PRÓXIMA MARCHA - COROTELO

O carnaval teve origem na Grécia entre os anos 600 e 500 AC (antes de Cristo). Os gregos pretendiam, através dessa festa, agradecer aos deuses a fertilidade dos campos e a produção agrícola. Foi só no ano 590 DC (depois de Cristo), que a Igreja Católica adopta o carnaval, pretendendo fazer dele uma despedida ao consumo de carne, o “adeus à carne”, ou em latim “carne vale”, palavras que originaram a actual “carnaval”. Os quarenta dias da Quaresma que se seguiam e a obrigatoriedade da abstinência à carne, proporcionavam uns dias de festa e brincadeira como forma de aceitar melhor o período de contenção que se seguia. São três dias de festa que culminam na 3ª feira gorda ou 3ª feira de carnaval, dia imediatamente anterior à 4ª feira de cinzas, 1º dia da Quaresma, cinzas que os cristão católicos recebem como símbolo pela mudança de vida e da consciência da sua mortalidade.
Façamos, então, à semelhança dos anos anteriores, do Corotelo um local de folia, de festa e, para quem acredita, de antecâmara dos quarenta dias de privação que se seguem. Gozemos, empanturremo-nos de carne. No carnaval ninguém leva a mal.
"Algarve marchas" estará no carnaval de Alte a seguir à marcha e na 3ª feira, vamos até ao carnaval mais antigo de Portugal - Loulé. Fica aqui ao lado o cartaz deste ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário