quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PRÓXIMA MARCHA - ESTOMBAR

O Sítio das Fontes, tradicionalmente, tem merecido ano após ano, uma visita dos marchantes. E em boa hora tal tem acontecido, porque é um local curioso, com as suas inúmeras nascentes originárias do maior lençol freático do Algarve e que alimenta também a Fonte da Benémola em Loulé.
O local da nossa concentração é originalíssimo. Ali se podem apreciar, diversos ambientes de paisagem mediterrânica, tais como o sapal, o paul, o matagal, uma lagoa, linhas de água, zonas agrícolas.
Os dois moinhos de água existentes, são testemunhos da presença humana naquele local desde tempos remotos. Já no Sec. XV se mencionava, em livro, a existência de um moinho naquela zona.
Apreciemos, também, o moinho da maré, a caldeira, a casa do moleiro, o sistema de rega, tudo recuperado pela Câmara de Lagoa, desde a aquisição daqueles terrenos em 1989. A Câmara tem procedido ao plantio de centenas de árvores, que têm contribuído para o enriquecimento florestal e embelezamento da zona.
Parabéns à Câmara Municipal de Lagoa, por ter sabido recuperar aquele espaço, que nos ajuda a compreender algo sobre os usos e costumes dos nossos antepassados.  Olhemos, então, com olhos de ver, o que ali está representado, respeitemos o meio ambiente e deixemos o local limpo de tal forma que ninguém saiba que passaram por ali algumas centenas de pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário