domingo, 28 de outubro de 2012

MARCHA DE BENAFIM




Marcha fantástica. A passagem pelo laranjal do Sr. João Bento foi uma ideia excelente. Percorrer aquelas "avenidas" rodeadas por milhares de larangeiras, foi uma experiência inesquecível. Foi ali naquele local que foi realizado o anúncio da Compal que passa agora nas televisões.
O engano no início da marcha não diminue em nada a satisfação espelhada nos rostos dos marchantes cujo olhar brilhava, ainda, inebriado pelas paisagens visitadas.
Hoje verificámos a presença de autocarros de Faro, Olhão e Monchique.

5 comentários:

  1. No Brasil dizem que a unanimidade é burra. mas, pode ser uma mera observação sem valor pratico.

    Uma boa companhia faz de um sitio desagradável num lugar de saudade, uma péssima companhia transforma lugares aprazíveis em lugares agrestes.

    A química das marchas faz de (quase) todos os percursos em localidades de saudade.

    Vem isto a propósito de hoje haver uma grande unanimidade de opiniões sobre a beleza do percurso.

    diz-se que é difícil atravessar o deserto, mas uma coisa vale apena é a atravessar um pomar de laranjeiras, e se por cima se no fim for recompensado com uma panorâmica de perder de vista, até e sobre o oceano atlântico ou sobre uma serra rochosa que nos faz lembra os Pirenéus.
    Parabéns Benafim pela escolha do percurso. Fantástico mesmo.

    Muitos dos nossos conhecidos não vão as marchas com viatura própria porque dizem que já conhecem o percurso e por isso fazem marcha por perto de casa.

    E ainda poupam dinheiro. É realmente uma opinião valida com certeza, e poupar é um exemplo positivo. . mas se todos pensassem assim os descobrimentos nunca tinham sido feitos porque também foram feitos com muito sacrifício de toda a espécie,

    Este ano os percursos da marchas tem nos trazido muitas agradáveis surpresas, que os que ficam em casa não sabem o que tem perdido.
    Paderne, Loulé, Portimão, e Benafim tem sido percursos novos que deixam muitas saudades se as marchas acabarem.

    Obrigado Benafim pela óptima organização.

    E boa sorte para a continuação de se manter sede de Freguesia.

    Marchante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Boa análise. Este ano, ano da pobreza, as organizações têm pugnado por percursos muito ricos, uns já conhecidos, outros uma agradável surpresa.
      Sobre a manutenção da freguesia de Benafim e pese embora a simpatia das gentes, e os seus legítimos e particulares desejos, não concordo com a manutenção do estado actual da Administrativa do território nacional e acho que a reforma devia ser muito mais profunda e atingir ainda mais freguesias e também concelhos. Mas a partidocracia e os tachos falam mais alto e e a fusão de freguesias actual é só para fingir que se está a fazer algo. Como curiosidade: sabiam que Barcelos tem 89 freguesias? Não é gozar com o Zé pagante?
      Portugal precisa de um governo de tipos com eles no sítio e que enfrente os lobies autárquicos instalados e acabe com este regabofe de concelhos minusculos num Portugal já minusculo.

      Eliminar

    2. As opiniões valem o que valem, e tem o valor que cada um lhes queira dar.

      O valor da minha opinião tem a riqueza do conhecimento que tenho sobre as juntas de freguesia em países federados e países centralistas. Que é o caso alemão e francês. que são os dois exemplos opostos.

      França altamente centralista mas não destruiu a sua rede de freguesias muito próximas umas das outras. Alemanha um país federado com 16 estados tantos como o Algarve tem concelhos, não só tem uma rede muito estreita de freguesias como lhes deu muita competência em varias áreas.

      Tanto em França como na Alemanha não se vê Câmaras municipais com milhares de empregados, como acontece em Portugal. autênticos estados dentro do estado.

      Não se compreende o que faz uma Cidade com varias juntas de freguesia a fazer serviços com a Câmara ali ao lado. Pois não são as juntas de freguesia a dezenas de km da sede de concelho que estão a mais, mas sim, as freguesias dentro da sede de concelho.

      Exemplo de Faro e Loulé que tem varias freguesias dentro da cidade mas provavelmente vai encerrar freguesias muito longe dessas Cidades e que tanta falta fazem as populações locais. As freguesias com poucos funcionários e se lhes derem outras competências são as mais capazes de resolver problemas que centralismos alheios a realidades económicas e sociais das populações locais. Para que quer uma câmara mais de mil funcionários? Para ganhar eleições com maiorias? Tirando isso nada mais se justifica. Que encerrem as freguesias dentro das Cidades de sede de concelho e não as que ficam distantes com dois ou três funcionários, e que lhe entreguem mais competências administrativas.


      Marchante.

      Eliminar
    3. República da Áustria, é um país de cerca de 8,3 milhões de habitantes, e tem 2357 freguesias.

      Freguesias tarefas de natureza jurídica

         Gestão das finanças municipais
          
      Bombeiros e serviços de proteção e de emergência médica
         
      Construção de estradas e manutenção de estradas locais (ver sistema rodoviário na Áustria)
          
      Prestadores de escolares de escolas primárias e secundárias, escolas especiais e escolas do curso de formação Politécnica
          
      Reportagem
           (liderança do estado civil, ver Cartório de Registro)
           ordenamento do território local (urbanismo)
           polícia de segurança local
           polícia local do edifícios

      A menor freguesia em população é Gramais Tirol com 54 habitantes (em 1 de Janeiro de 2012).

      Eliminar

  2. E Porche também teve em parte um novo percurso de Marcha mesmo muito bom.

    ResponderEliminar