quinta-feira, 22 de maio de 2014

MONCHIQUE, A HISTÓRIA - ANTECIPAÇÃO À MARCHA FINAL EM 8 DE JUNHO



O concelho de Monchique entra na história com a presença dos romanos nas Caldas de Monchique, atraídos pelo poder curativo das suas águas. Nos séculos seguintes a serra foi-se povoando lentamente e no séc. XVI Monchique era já uma povoação suficientemente importante para merecer a visita do rei D. Sebastião (1554-1578) e este ter pretendido conceder-lhe o estatuto de vila.
A tecelagem de lã e do linho, as actividades relacionadas com a madeira de castanho, contribuíram para a prosperidade e desenvolvimento de Monchique, de tal forma que, em 1773, foi promovida a vila.

As alterações económicas provenientes da industrialização significaram a perda da actividade têxtil e de outras manufacturas. Hoje Monchique é uma vila airosa, com um artesanato activo, uma economia diversificada e virada para o turismo e para a produção artesanal de produtos que são testemunhos da riqueza cultural da serra. (site da CMM).
E É NESTA LOCALIDADE QUE FAREMOS A NOSSA MARCHA FINAL, EM 8 DE JUNHO, DIA QUE SE PRETENDE DE GRANDE CONVÍVIO E ANIMAÇÃO. NINGUÉM ESTÁ DISPENSADO DESTA APOTEOSE FINAL, SOB PENA DE ENORME CASTIGO A DEFINIR EM ASSEMBLEIA GERAL DE MARCHANTES. OS CASTIGOS SUGERIDOS SÃO: CARREGAR DURANTE A PRÓXIMA ÉPOCA O FAMOSO CORNO DO HOMEM DE OLHÃO, CANTAR O "Ó TEMPO VOLTA PARA TRÁS" NA MARCHA INAUGURAL DO PRÓXIMO SETEMBRO, FAZER A MAMAMARATONA CORRENDO ATRÁS DOS "SUPER ATLETAS" JORGE E PAULA, E, POR ÚLTIMO, AGARRAR COM UNHAS E DENTES A FEITURA DESTE BLOG PARA ALIVIAR A CARGA CÁ DO VELHOTE. AHAHAHAH!
ENTRETANTO, AINDA TEMOS A MARCHA DE LOULÉ, NO DIA 1, QUE TAMBÉM SE PREVÊ SER UMA BELA MARCHA. 

Sem comentários:

Enviar um comentário