sábado, 29 de novembro de 2014

CORRIDAS À 6ª FEIRA - 28-11-2014 - SILVES


Os conquistadores do Malhão, do Guilhim, do Cerro da Cabeça, da Goldra, partiram à conquista, quais soldados de D. Sancho I, de Xelb a antiga capital do Algarve. Ainda não sabemos os motivos de tão heróica decisão. Talvez a vontade de restabelecer o estatuto anterior da cidade. Talvez a procura de algum árabe escondido nalgum esconso recanto. Talvez, simplesmente, o mergulhar na história desta Silves histórica. Esta última hipótese parece ser mais consentânea com a mentalidade moderna, sensata, inteligente de tão excepcional grupo de guerreiros que sabem muito bem discernir o que é prioritário nas suas vidas, a conquista sim, mas da melhoria da qualidade de vida pelo exercício físico.
Visitar Silves, mesmo à noite, é sempre uma experiência que se renova. A ponte sobre o rio Arade, velha de séculos, a Igreja da Sé, de estilo gótico, construída no Sec. XV, o extraordinário castelo, de taipa revestida de grés, por essa razão avermelhado, belo exemplar da arquitectura militar islâmica, são três dos locais onde passámos hoje, entre muitos outros dignos de uma visita mais demorada e mais iluminada.
Mas Silves não é só o tropeçar em cada esquina no seu histórico passado glorioso. É também a aliança pacífica entre passado e modernidade. As piscinas municipais onde nos reunimos e o belíssimo parque adjacente são um bom exemplo disso.
A corrida/marcha de hoje com  cerca de 90 indomáveis, passou pelos locais já mencionados mas também pelos arredores de Silves, num percurso também marcado por algumas subidas bem "apessoadas" mas com a particularidade de termos quase sempre debaixo do nosso olhar, lá ao longe, o castelo, como se de uma vigilante sentinela se tratasse.
A reduzida presença de corredores/marchantes explica-se pela promessa de chuva. Lamento, contudo, desiludir os ausentes. A chuva, mais uma vez nos respeitou e fizemos um percurso sem pinga que nos refrescasse. Ora tomem!
Um agradecimento especial pela possibilidade da passagem no interior do castelo. Bonita e simpática iniciativa.
Vejam 129 fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário