sexta-feira, 23 de setembro de 2016

BOLIS WALK & RUN - BOLIQUEIME - 22-09-2016

Sempre que rumamos a Boliqueime, para participar em mais um evento do Bolis, recuperamos, lá bem no fundo dos escaninhos do nosso subconsciente, uma canção velha de anos, uma letra de Fernando Melro, inspirada na bíblia e cantada na voz límpida do ex-padre Francisco Fanhais que conheci antes de 1974 e que reencontrei em Tavira este ano. Para não sermos maçador limito-me a transcrever a primeira quadra: 
"Ó navegante do mar do medo

Ouve um instante o meu segredo,
Ó caminhante da noite fria

Ouve um instante minha alegria"
(Podem ouvir a canção denominada Canção da Cidade Nova no You Tube e verão que não darão por mal empregado o vosso tempo).
Pois o Bolis é isso, os caminhantes partilhando sussurrantes segredos com os trilhos e a solidão, ouvindo também a nossa alegria, a satisfação das dificuldades vencidas, o mar do medo daquela senhora que julga que os caminhos públicos são sua propriedade e dos seus cães, o êxtase final nos olhos, nos rostos suados, nas pernas cansadas, no orgulho do vencimento dos obstáculos. Há de tudo na noite fria.
Quão contrastantes são os teus desafios Bolis! Como sabeis aproveitar tão bem a orografia dos vossos arrabaldes! Como deixais tão invejosos outros que não conseguem adquirir ou transportar os vossos acidentados arredores para as suas terras (não é António Santos?). Como sabeis juntar as gerações, igualando-as como se nascessem no mesmo ano! "GERAÇÕES UNIDAS" dizem vocês, nome abrangente que engloba desde o querido José Maria até esse amor de pequeno o Tiago Filipe. Idades diferentes, separadas por mais de 70 anos, mas os mesmos gostos, o mesmo prazer no contacto com a vossa luxuriante natureza, a mesma vontade na prática do exercício físico.
Obrigado Bolis Walk & Run e, como se diz agora no linguajar Facebookiano, "és TOP".
Fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário