sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CUIDADOS COM A SAÚDE - PRÓSTATA

Pretendemos com este post chamar a atenção para os cuidados que devemos ter com um orgão, que só nós, homens, possuimos, e que tantos e graves problemas nos pode causar se não lhe dedicarmos a atenção que merece. Uma pesquisa pela internet ajudou-nos a produzir este resumo, sem qualquer intenção científica porque não temos competência para tal. Falemos de dois problemas que podem surgir, um pouco grave e outro grave, apelando aos caros marchantes que tenham uma atitude preventiva, fazendo exames em que se inclui o toque rectal, esse exame tão rejeitado por nós, mas tão normal.
HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA (HPB)
A próstata é um órgão interno que só o homem possui. Tem a forma de uma maçã muito pequena e fica logo abaixo da bexiga.
A Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB) é um processo fisiológico e benigno do crescimento da próstata que habitualmente restringe o fluxo da urina e interfere drasticamente na qualidade de vida do homem, a partir dos 50 anos.
Quais os sintomas?
Urinar frequentemente durante a noite ou dia, uma vontade repentina de urinar, diminuição da força do jacto urinário e sensação de peso na bexiga ou de mau esvaziamento da mesma, gotejo terminal ou micção intermitente.
Tratamento contra a Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB):
Um método inovador, à base de laser, é já considerado um dos maiores avanços da medicina no tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), uma doença que afecta milhões de homens a partir dos 50 anos, em todo o mundo.
Conhecido como VFP Luz Verde (Vaporização Fotoselectiva da Próstata), este inovador sistema de tratamento da HPB assenta na utilização de laser KTP (potássio, titânio e fósforo) de última geração.
Demora entre 30 a 180 minutos, dependendo do volume prostático, e pode ser feito com o tipo de anestesia mais indicado para o doente (local, loco-regional ou geral).

CANCRO DA PRÓSTATA - FORMAS DE DETECÇÃO
O toque rectal e o teste de PSA podem ser usados para detectar problemas na próstata, mas não mostram se é um cancro ou outro problema menos grave. O médico irá usar os resultados destes testes, para ajudar a decidir se deve continuar à procura de sinais de cancro ou não.
Toque rectal (exame rectal digital): depois de colocar umas luvas, o médico insere um dedo lubrificado dentro do recto, e palpa a próstata, através da parede rectal, para verificar se detecta zonas duras ou granulosas.
Análise clínica para o antigénio especifico da próstata (PSA): através de uma análise laboratorial, verifica-se o nível de PSA numa amostra de sangue do homem. Um nível elevado de PSA é, geralmente, causado por HBP ou prostatite (inflamação da próstata). Também pode resultar de cancro da próstata.
Geralmente, os sintomas de cancro da próstata incluem:
-Problemas urinários.
-Incapacidade de urinar, ou dificuldade em iniciar ou parar o fluxo de urina.
-Necessidade frequente de urinar, principalmente à noite.
-Fluxo de urina fraco ou intermitente.
-Dor ou ardor durante a micção.
-Dificuldade em ter uma erecção.
-Sangue na urina ou no sémen.
-Dor frequente na zona inferior das costas, nas ancas ou na zona superior das coxas.
Na maioria dos casos, estes sintomas não estão relacionados com um cancro da próstata, e podem, ainda, ser provocados por tumores benignos (HBP) ou outros problemas. Só o médico poderá confirmar. Qualquer pessoa com estes sintomas, ou quaisquer outras alterações de saúde relevantes, deve consultar o médico, para diagnosticar e tratar o problema, tão cedo quanto possível.
Geralmente, as fases iniciais do cancro não causam dor. Se tem estes sintomas, não espere até ter dor, para consultar o médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário