quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PRÓXIMA MARCHA - ESTOMBAR (SÍTIO DAS FONTES)

É um local já nosso conhecido e de muita beleza. É sempre agradável visitá-lo de novo. Recordo, especialmente, uma marcha final ali efectuada há muitos anos. Espero encontrar este local em bom estado, já que na última visita me pareceu um pouco abandonado. Espero que algumas Câmaras Municipais, desta vez, e ao contrário das duas marchas anteriores, dispensem os seus autocarros e transportem os seus munícipes até ao local da marcha. Cortem noutras despesas. Deixem-se de obras de fachada, iluminações exageradas de Natal, foguetório inutil, apoios a colectividades que nada fazem. O movimento das marchas no Algarve é reconhecido a nivel nacional como um fenómeno de adesão fantástico. E isto foi conseguido com a excelente liderança do IDP, mas também com a colaboração das autarquias. Não estraguem, agora, o que tão bem souberam fazer.
"O Parque Municipal do Sítio das Fontes está instalado num terreno com cerca de 18 ha, pertencente ao Município de Lagoa.
É um local bastante especial porque, apesar da sua pequena área, podemos aqui encontrar uma grande diversidade de ambientes representativos da paisagem mediterrânica - o sapal, o paúl, o matagal, uma pequena lagoa temporária, zonas agrícolas abandonadas e os planos e linhas de água.
É também importante do ponto de vista histórico-cultural porque ali se encontram vestígios de actividades humanas que datam de tempos remotos. Os dois moinhos de água são testemunhos mais eloquentes dessa actividade humana.
Desde que foi adquirido o terreno onde se encontra instalado o Parque, em 1989, foram recuperadas algumas estruturas como o moinho de maré e a sua caldeira, a casa do moleiro, o antigo sistema de rega, etc., enquanto outras, como o edifício da recepção, casa do guarda, sanitários, o anfiteatro ao ar livre, a zona de merendas, o percurso de manutenção e um pequeno embarcadouro foram construídos de novo.
Mais recentemente foi construído o Centro de Interpretação da Natureza, aproveitando a existência de um antigo edifício rural, localizado numa zona privilegiada do Parque.
Procedeu-se ainda à plantação ou transplantação de centenas de árvores, à delimitação dos caminhos e estacionamentos como forma de evitar o pisoteio disperso, à instalação de infra-estruturas, à construção de açudes, etc".
(resumo do descrito no sítio da CM de Lagoa)

Sem comentários:

Enviar um comentário