sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O PAI NATAL - A HISTÓRIA

A imagem actual do Pai Natal é do cartonista alemão Thomas Nast que, em 1886, caricaturou S. Nicolau com as vestes vermelhas e brancas que hoje são tão populares. Até ali era representado com vestes verdes. Em 1931 a Coca-Cola (imagem ao lado), para potenciar as vendas durante o inverno, realiza uma enorme campanha publicitária vestindo o Pai Natal, da mesma forma que Nast, isto é, com a roupagem vermelha e branca, cores semelhantes às do seu logotipo. Essa campanha foi de enorme sucesso e a imagem nela contida, do Pai Natal, espalhou-se pelo mundo, perdurando até aos nossos dias e quase fazendo esquecer o significado tradicional da data: que o Natal é a festa do nascimento de Jesus.
A figura do Pai Natal é inspirada em S. Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no Sec. IV, que tinha por hábito ajudar quem estivesse em dificuldades financeiras, colocando sacos com moedas de ouro nas chaminés das casas. Foi declarado santo e transformado em símbolo do Natal.
Para os europeus o Pai Natal vive na Lapónia, Finlandia, na cidade de Rovaniemi, onde existe o escritório do Pai Natal e um parque denominado "Santa Park" que é uma atracção turística dessa cidade. Até foi criado um endereço oficial do Pai Natal. Quem quiser escrever-lhe faça-o para:
Santa Claus
FIN - 96930 Arctic Circle
Rovaniemi - Finland

Sem comentários:

Enviar um comentário