sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DALTONISMO

O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.
O distúrbio, que era desconhecido até ao século XVIII, recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia de que ele mesmo era portador. Uma vez que esse problema está geneticamente ligado ao cromossoma X, ocorre mais frequentemente entre os homens (no caso das mulheres, será necessário que os dois cromossomas X contenham o gene anómalo).
Os portadores do gene anómalo apresentam dificuldade na percepção de determinadas cores primárias, como o verde e o vermelho, o que se repercute na percepção das restantes cores do espectro.  Os daltónicos são incapazes de discernir as sete cores de um arco-íris.
Na figura ao lado o número 8 só é visível para as pessoas de visão normal. Confira você mesmo. Por vezes o daltónico não sabe que é portador dessa anomalia.
Se não distinguir o algarismo 8, faça os restantes testes que pode encontrar na internet, designados de testes de Ishihara.

3 comentários:

  1. O verdadeiro serviço público na Internet!!!

    E eu que comecei a ver um oito e comecei a pensar que estava a ver coisas.ehehehhehe

    ResponderEliminar
  2. Caro Bavdores
    Duvido que veja um oito. Você só vê azul, por todo o lado, e não é o mar nem o céu. A sua doença ainda não está catalogada. Como dizia o outro: "o meu coração só tem uma cor: azul e branco".

    ResponderEliminar
  3. Confirma-se a versão de que os "lagartos" são sofredores. Então eu tive a amabilidade de me "esquecer" da desgraça de ontem à noite e você, lagarto compulsivo, vai chamar-me à atenção do meu portismo moderado? Realmente há quem goste de sofrer.

    ResponderEliminar