quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PRÓXIMA MARCHA - MARMELETE

A próxima marcha será na aldeia de Marmelete, concelho de Monchique.
Qual será a origem deste original nome?
Em tempos remotos uma embarcação naufragou naquelas costas, salvando-se os marinheiros e algumas cabras que transportavam. Descobriram o local ideal para se instalarem no sítio onde hoje se encontra Marmelete. Os marinheiros sobreviveram alimentando-se do leite das cabras e do peixe do mar, casando, mais tarde, com mulheres da região e passando a tornar definitiva a residência até ali provisória . O capitão, contudo, sempre sonhou regressar à sua terra e, um dia, aproveitou a boleia num barco que aportou em Lagos e despedindo-se dos seus homens disse: ” Meus amigos, vou-me embora, mas agradeço que deis o nome de Mar e Leite a este sítio, visto que enquanto aqui estivemos, a nossa sobrevivência foi garantida pelo mar onde pescámos e pelo leite das cabras que trouxemos”. Com o passar dos tempos as palavras Mar e Leite foram-se modificando dando origem à actual Marmelete.
É uma história um pouco inverosímil, mas é a que existe.
Realidade é a existência de dois belos locais para visitar: a Barragem da Bravura e o Miradouro dos Picos de onde se descortinam paisagens deveras deslumbrantes.
Se puder almoce na zona e prove o assado de porco no forno, as favas com toucinho frito, a assadura, a cabidela, os milhos, etc. No final "emborque" um medronho da região, acompanhado dos típicos bolinhos de amêndoa, do bolo de Maio ou bolo do tacho.
Para ir até Marmelete passe pelas Caldas de Monchique e logo à frente vire à esquerda. Talvez haja uma placa com a indicação de Marmelete ou Casais ou Gralhos.
Na foto acima uma imagem da Barragem da Bravura.

Sem comentários:

Enviar um comentário