segunda-feira, 28 de março de 2011

PRÓXIMA MARCHA - FARO

Apesar de ser a marcha da minha terra e residir ali próximo, em Montenegro, vou faltar a esta marcha com enorme pena.
Vai ser, à semelhança do anos anteriores, uma marcha muito frequentada. Basta que nos lembremos dos 2.500 marchantes da marcha do ano passado.
Voltamos novamente à Mata do Pontal um espaço verde de 627 hectares, que é comum aos concelhos de Loulé e Faro e um ecossistema de enorme valor e que convém preservar. As espécies animais e vegetais que ali se encontram, algumas únicas no mundo, como a Tuberaria Major (flor na foto ao lado) merecem ser conservadas. É uma mata classificada como Sítio de Interesse Comunitário, mas, devido à sua localização, é um espaço muito apetecível, por parte de promotores imobiliários, que por diversas vezes têm tentado plantar ali os seus pilares, vigas, paredes e telhas, eliminando definitivamente um espaço que deve ser de preservação da biodiversidade e fruição da população.
Marchemos ali com respeito pela natureza, e solidarizemo-nos com aqueles que lutam pela transformação daquela mata em Parque Ambiental Natural, eliminando definitivamente os apetites das construtoras que privilegiam o lucro em detrimento dos interesses das populações.
Transcrevemos a seguir o comunicado da Câmara Municipal de Faro sobre esta marcha, chamando a atenção para a necessidade de inscrição prévia:

XII Marcha-Corrida da Ria Formosa
Por: Serviço de Atendimento e Relações Públicas

2011-3-16
O Município de Faro irá organizar, no próximo dia 3 de Abril de 2011 (Domingo) a XII Marcha-Corrida da Ria Formosa.
Este evento realiza-se anualmente na zona do Pontal, freguesia do Montenegro, e integra o calendário das “Marchas-Corrida do Algarve”, promovidas pela Direcção Regional do Instituto do Desporto de Portugal I.P..
Além da colaboração do IDP, I.P., conta com parceria da Administração Regional de Saúde do Algarve, Universidade do Algarve, Guarda Nacional Republicana, Junta de Freguesia da Sé e Associação Académica da Universidade do Algarve e apoios da Sportzone, Cacial – Cooperativa Agrícola de Citricultores do Algarve, Danone e Jumbo de Faro.
Com partida às 10H00, a organização colocará ao dispor dos participantes muita animação musical, jogos recreativos e brindes a partir das 09H00.
Este evento é já um símbolo das Marchas-Corrida no Algarve e no país, contando em 2010 com uma participação recorde de 2500 pessoas e, de ano para ano, tem ganho cada vez maior expressão oferecendo aos participantes uma manhã repleta de salutar convívio e confraternização enquanto se usufrui da paisagem e das riquezas naturais do concelho.
NÃO IMPORTA A IDADE! VENHA MARCHAR/CORRER CONNOSCO!
TRAGA A SUA FAMÍLIA E FAÇA DESPORTO PELA SUA SAÚDE!
Concentração/Animação: a partir das 09H00
Partida: 10H00
Local de Concentração: Entrada secundária da Universidade do Algarve (Campus Gambelas)
Parque de Estacionamento: Junto à entrada principal de Universidade
Inscrições: até ao dia 31 de Março de 2011 na Divisão de Desporto e Juventude através de telefone, fax ou e-mail.
Divisão de Desporto e Juventude
Município de Faro
Tel.: 289 897 425
Fax: 289 813 381
E-mail: ddj@cm-faro.pt
Web: http://www.cm-faro.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário