segunda-feira, 21 de novembro de 2011

AINDA O CORTE NOS AUTOCARROS

Em diálogo com alguns marchantes utilizadores dos autocarros camarários, todos afirmaram que estariam dispostos a contribuir com um pagamento mensal, para assegurarem a continuidade da sua utilização, de forma a aliviar os orçamentos camarários desse custo. Sei que alguns autarcas alegam que tal pagamento é ilegal, devido à ausência de justificação para essa receita.
Soube, entretanto, que há Câmaras que ultrapassaram já esse impedimento legal de forma simples, mas correcta. Ao abrigo de programas “sénior activo” ou outros, constituíram (à semelhança das turmas de natação, hidroginástica, ginástica), turmas de marchadores. Estas turmas ou classes de marchadores, tais como as outras turmas mencionadas (que utilizam ginásios, piscinas e professores) procedem a um pagamento mensal (ouvi falar em 5 euros) pela utilização, somente, do autocarro e custos com o condutor. Essas turmas, tal como as outras, tem listas de inscritos e os “alunos” são devidamente identificados (já os vi com cartão ao pescoço), e há listas de espera para suprir qualquer abandono ou falta de pagamento.
Com inteligência, com imaginação se ultrapassam os constrangimentos orçamentais actuais. Vamos a isso digníssimos presidentes. Não deixem definhar o Programa Regional de Marcha e Corrida o único programa do Algarve que movimenta, semanalmente, centenas de pessoas que cuidam do seu físico e que levam a alegria a muitos locais do nosso querido Algarve e cujos custos são muito inferiores aos benefícios.

8 comentários:

  1. O que fazem os vários presidentes de câmara nas reuniões da Amal? Contam anedotas ou vão só carimbar o visto para receberem a subvenção? As boas soluções devem ser partilhadas pelos vários concelhos,não interessando quem foi o "idiota".
    Sugiro-lhe que envie mail para esses presidentes menos imaginativos para que falem com os seus colegas de "tacho".

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  2. Caro Alexandre
    Enviei para todos os presidentes de Câmara, tal como enviei o post que publiquei na 2ªfeira da semana passada. Recebi amável resposta do Presidente da Câmara de Faro que reitera o interesse em manter os autocarros e recebi resposta hoje da mesma Câmara a afirmar o mesmo. Também hoje recebi email da Câmara de Loulé (de um vereador) com a resposta diplomática da gestão criteriosa dos autocarros, do apoio a outras modalidades,etc,etc. Das outras 14 câmaras só silêncio. Devem ter lido e arquivaram no cesto dos papeis, ou então, tenhamos esperança que estejam a meditar na melhor solução. Eu acredito nas pessoas e estou na expectativa de ver em próximas marchas uma enorme quantidade de autocarros.
    Jorge Lopes

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  3. Sabe-se que Algumas câmaras estão em momento de reflexão, até porque o OGE ainda não foi aprovado.

    Como o grátis não sai caro, mas sim justo, espera-se que se encontre uma solução barata para que se volte a ver super marchas com mais de 600 participantes como se via em 2010/2011, o que este outono tirando a marcha de Portimão ainda não houve outra Mega-marcha.

    A crise acelerou a contenção mas no intervalo da marchas 2010-2011 para 2011/2012 as Câmaras deviam ter um plano B para situações destas.

    Se não as pessoas vão pensar que por muitos presidentes por já não poderem se recandidatar decidiram cortar por onde já não lhes interessa?

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  4. Caro anónimo
    O último parágrafo do seu comentário diz tudo. É a ditadura dos votos.

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  5. Caro anónimo, o sr.não leu com atenção o post do amigo Jorge. Este refere que há câmaras que ultrapassaram a questão da legalidade dos pagamentos de autocarro e condutor (leia acima).
    Os marchantes estão dispostos a comparticipar os "insignificantes" custos de autocarro e condutor para assim obterem melhor saúde. O que se está a pedir aos autarcas é apenas manterem os ouvidos abertos. Ninguém está a pedir mais disponibilidade financeira, apenas exigimos imaginação e disponibilidade.
    As promessas eleitorais já nós nos habituámos a enterrar na noite de eleições a esperança que isto mude já começa também a definhar.

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  6. A todos.


    As marchas são lombo que os privados olham com todo interesse numa altura em que a crise do turismo deixa os autocarros nos parques.


    É natural que a pressão para que as Câmaras Municipais privatizem os transportes das marchas seja uma tentação que vale a pena fazer todo o tipo de lobbing.


    O resto são Postings.

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  7. Tudo vai continuar na mesma só muda a cor dos autocarros, e o bilhete da entrada.

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  8. Não percebi o comentário do anónimo sobre as privatizações. Estamos a fazer lobbie para privatizarem os transportes das marchas? Ou estamos a tentar precisamente ocontrário?
    Se as Câmaras fornecerem os transportes não haverá lugar para que os privados sejam para aqui chamados.
    Sinceramente fala muito mas ainda não consegui perceber qual a sua opinião sobre o que devem ou não fazer as câmaras.

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