sábado, 29 de novembro de 2014

PEDRO BENJE NETO


Hoje no final da Corrida de solidariedade com a APELA, cruzo-me com um homem que acabava de fazer a sua manutenção física no Passeio Ribeirinho. Ao olhar para aquela figura, recordei um dos meus ídolos futebolísticos, um dos melhores guarda-redes de sempre. Possuidor de uns reflexos espantosos, felino, imponente entre os postes, poderoso nas saídas, era um ídolo para as gentes de Faro, na década de 70. Veio de Angola para o Benfica, onde pontificava um senhor guarda redes chamado Costa Pereira, o que o impediu de brilhar nas redes encarnadas. Transferiu-se para o Varzim, treinado pelo saudoso Joaquim Meirim, um visionário, com pretensões de psicólogo. Conta-se que um dia o guarda redes suplente, aborrecido por nunca jogar, se queixa ao treinador por esse facto. Meirim responde-lhe que sendo ele o melhor guarda redes da Europa iria ter a sua oportunidade. "Oh, mister, se sou o melhor da Europa, porque não jogo?" Meirim, matreiro, responde-lhe: "É que o Benje é o melhor guarda redes do mundo".
É Benje sim, o homem que hoje cumprimentei, com orgulho, no Passeio Ribeirinho, um dos melhores guarda redes do futebol português. Um homem simples a quem muito o Farense deve, que jogou também no Leixões e terminou a sua carreira no Portimonense. Hoje reside em Faro, é uma figura que poucos recordam. Cumprimentem-no quando se cruzarem com ele, no passeio ribeirinho, ou no Ludo, locais que privilegia na sua preparação física. Oiçam as suas histórias. Nós, os velhos, gostamos de recordar as nossas aventuras, gostamos de ser ouvidos pelos mais novos. 
Fica a foto do Benje jovem, e a foto do Benje de hoje, tirada no dia 29-11-2014, às 11H30, no Parque Ribeirinho de Faro.

1 comentário:

  1. Foi o treinador que levou o IMORTAL de Albufeira, pela primeira vez, à 3ª Divisão nacional. Admiro-o como atleta e como Homem. -José Correia.

    ResponderEliminar