segunda-feira, 20 de junho de 2016

NOITE MÁGICA EM TAVIRA - ASSISTA AO NASCER DO SOL - 06H00

É a 3ª vez que acontece. Nos dois últimos anos foi um sucesso. No ano passado escrevemos isto:
"A experiência do ano passado repetiu-se este ano. No ano passado foram 82 os presentes e este ano um pouco mais (talvez 95) e aquela que parecia ser uma ideia louca só aceitável na mente de um guarda nocturno (hum!) receoso da solidão, e que cairia por falta de aderentes, está a revelar-se brilhante e produto de uma mente imaginativa (José Barradas certamente). Esta ideia ameaça tornar-se um marco nas festividades do S. João em Tavira, mas também na comemoração da entrada do solstício de Verão, altura em que o sol atinge a maior declinação em latitude em relação ao Equador, em linguagem mais simples, a maior elevação no céu ao meio dia.
Alguns dos presentes fizeram uma quase directa (foram a casa só para mudar de roupa), andaram pelos festejos de S. João até deshoras mas não prescindiram de assistir ao espectáculo, esfuziante, do nascer do astro rei. E foi lindo de se ver. No ano passado o sol acordou envergonhado atrás das nuvens, espreitando só a espaços, talvez com receio dos loucos que o olhavam veneradores, mas este ano, já habituado a tais atenções, resolveu mostrar-se em todo o seu esplendor desprezando as nuvens e empurrando-as para bem longe. 
Uma especial menção aos não residentes em Tavira e que fizeram questão em estar presentes. No ano passado foram 2 os forasteiros, este ano foram 12. O evento está a "internacionalizar-se" o que é muito bom".
Um apelo aqui do nosso/vosso blogue: "Vamos? Olhem que vale a pena. É um pouco de loucura? É, sim senhor, mas depois de feita (a loucura) e depois de se assistir ao levantar do astro rei, depois de se tomar o pequeno almoço numa esplanada ao lado, conversando sobre a aventura que acabámos de viver, VALEU A PENA. EU VOU, RAIOS!

Sem comentários:

Enviar um comentário