quarta-feira, 1 de junho de 2016

PRÓXIMA MARCHA DO CALENDÁRIO REGIONAL - SALIR - 05-06-2016

Organização - Associação Cultural de Salir
Concentração - Antiga Escola Primária de Salir
Hora de partida - 09H30
Percurso - campo/serra com 5 e 10 km.
Inscrições - Tel. 281489556; email - geral@ccsalir.pt



"As origens da Associação Cultural de Salir remontam aos finais dos anos 20 quando foi fundado em Salir um clube denominado“Leões da Serra”. A durabilidade deste clube não foi longínqua, pouco mais de uma dezena de anos.
O futebol nessa altura parou, seguiu-se a II Guerra Mundial e já na década de cinquenta foi reactivado o associativismo em Salir. Do verde passou-se para o encarnado e nasceu o Sport Salir e Benfica. Mas mais uma vez o clubismo pelos grandes de Lisboa não se afirmou e o clube acabou por dissolver-se nos finais da década de sessenta.
Nova pausa no futebol, nova pausa no associativismo até que aparece a 3 de Março de 1975 um grupo de carolas impulsionados por José de Sousa Madeira que fundam a Associação Cultural de Salir. O nome agrada a “gregos e a troianos” e daí para cá não mais parou. Primeiro foram as “jogatanas” da ocasião em terrenos que os atletas preparavam para o efeito (estamos a falar de terrenos agrícolas) e mais tarde veio então o espaço que é hoje a casa do clube, o campo Joaquim António Teixeira. Aqui o Salir conheceu momentos de grande significado como por exemplo o título de campeão do Algarve (I Divisão) na época 1990/91.
Quem não se recorda da excelente moldura humana que presenciou o jogo da consagração frente ao Fuzeta no qual o Salir ganhou por 3-0? Seguiu-se a primeira presença no campeonato nacional da III Divisão (5º Lugar) e no ano seguinte a vitória na Série F. Um feito jamais pensado mas que prestigia a Associação Cultural de Salir que participou na época 1993/94 na II Divisão Nacional".
(Retirado do site da ACS).

Sem comentários:

Enviar um comentário