quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - 11-12-2019


Esta passagem pela Malvada deixa sempre uns amargos de boca, não só pelo significado da palavra como também pelo que ela insinua. Até a Igreja Católica no livro Eclesiástico (em 42 14) dizia: 

"É melhor a maldade de um homem do que a bondade de uma mulher".
Ou de outra forma: 
"Um homem mau vale mais que uma mulher que vos faz bem, mas que se torna causa de vergonha e de confusão." 

Nos dias de hoje as nossas malvadas não existem, Malvada é só um topónimo cuja origem desconhecemos. Se já ali existiram malvadas, hoje nem vê-las. As nossas, as malvadas do Pegadas, já não possuem a maldade que o tal livrinho lhes atribui. As nossas malvadas são umas santas, umas queridas, ou não fossem elas maioritárias no nosso grupo, abstraindo-se dos futebóis, das novelas viciantes das TVs, do quentinho do ar condicionado e da quieta moleza do sofá. Andaram pela Malvada mas não foram influenciadas por ela. Entraram santas, sairam deusas. 
O frio penetrava pelas entretelas da roupa, mas não penetrava nas almas dos corajosos que enfrentam com malvadez as agruras do inverno. 
O Biogal foi a panaceia para a malvadez. O vento no final foi o empurrão para o regresso rápido a casa. 
Correu bem esta noite. Tudo perfeito. Aquelas enormes setas de farinha da Nacional, não deixam duvidas e não causam mazelas, ao contrário das setas de cal viva, ou óxido de cálcio, que provocam uns ardores malvados. Que o diga uma incauta que resolveu coçar-se com as mãos impregnadas de cal num percurso de um grupo informal de outra localidade. Até nisto o António é perfeito e sabe o que faz. 
Fotos AQUI.

1 comentário:

  1. Não precisava tanto...
    Desde o início que o PEGADAS utiliza farinha para as marcações dos percursos, sempre a pensar nas crianças, não vá alguma jogar a mão à farinha e depois esfregar nos olhos, assim não fará mal, ao contrário da cal, mas, também, pq os nossos percursos são maioritariamente urbanos ou semi-urbanos, logo, fácil de desaparecer.

    ResponderEliminar