domingo, 8 de dezembro de 2019

MARCHA/CORRIDA DE PORTIMÃO - 08-12-2019

Quando na 4ª feira fizemos a publicidade desta marca/corrida, integrada no Calendário Regional do IPDJ, deixámos no ar a sensação que a nossa marcha estava a ser menorizada em relação à meia maratona e à corrida dos 10 km. 
Por essa nossa opinião fomos mimoseados com alguns insultos por parte de um ou dois anónimos que utilizaram duas páginas de Facebook inactivas, uma tal de Diário de Um Empreendedor Falhado e outra denominada de Aldeias de Portugal. Como já identificámos um dos fundadores de uma destas páginas (a das Aldeias, a outra fica para descobrir mais tarde) ficaremos com esse nome gravado na memória e servirá como exemplo do que não se deve fazer e dizer em redes sociais e sobre uma pessoa que não se conhece. As Aldeias de Portugal não mereciam e o Empreendedor Falhado pode em qualquer altura transformar-se em Empreendedor de Sucesso, se é que já não o é, com realizações interessantes na área para a qual se licenciou. Felicidades sinceras para ele. 
Depois deste intróito passemos à análise da marcha Corrida de hoje.
É sabido que as marchas integradas no Calendário Regional do IPDJ têm obrigatoriamente dois percursos, um mais pequeno, ate 6 km e outro maior até 10 km.
É sabido que as marchas do Calendário Regional são totalmente gratuitas.
Então o que aconteceu hoje em Portimão? Pois, talvez não tenha sido o descalabro que alguém imaginava, com proibição de entrada no recinto de centenas de marchantes pelo não pagamento da inscrição e pelo não uso obrigatório da camisola verde do evento. Isto seria a violação de todas as regras que presidem à feitura do Calendário Regional e que nós aqui, da nossa modestíssima posição, sempre defendemos, em prol da prática do exercício físico das nossas populações sem intuitos competitivos.
Mas e há sempre um mas nestas coisas que quando não nascem devidamente esclarecidas deixam um rasto onde é fácil haver falhas. 
Talvez a empresa a quem foi outorgada a realização deste evento, assim tipo "chave na mão", não tivesse sido informada devidamente das "obrigações" inerentes à realização de uma marcha/corrida patrocinada pelo IPDJ e regida por um regulamento que deve ser cumprido na íntegra, para bem da marcha e credibilidade da mesma. Talvez fique bem, já que ninguém o parece ter feito, informar a empresa organizadora, a tal da "chave na mão", que o Programa Nacional de Marcha Corrida, na sua vertente algarvia, é único em Portugal e há quem diga, na Europa. Movimenta uma média de 700 pessoas todos os domingos e quase 40.000 por época. E, reafirmamos, gratuitamente.
Vamos repetir. O que aconteceu hoje em Portimão?
Vamos só referir três pontos. Outras falhas menores são de somenos importância e não merecem qualquer censura.
1º - É sabido que as organizações têm de possuir seguro que abranja todos os marchantes/corredores. Como tal procede-se a inscrição prévia e essas listagens, com identificações pessoais e datas de nascimento, seguem para as Companhias de Seguro. Chegámos bem cedo ao local de concentração e verificámos, que em tenda própria, se procedia à inscrição mas mediante o pagamento de 7 euros por pessoa. Questionámos um elemento da Câmara Municipal que nos informou que as inscrições sem pagamento, se procediam na sede do Clube Naval a alguma distância e à frente do local de partida. Muito estranho. Então um dos nossos conhecidos foi até ao referido local para proceder à sua inscrição, para efeitos de seguro, sem aquisição de kit e sem qualquer pagamento. Quem o atendeu informou que os custos para ele e esposa eram 14 euros. Outra senhora presente foi também até ao Clube Naval e, estranhamente, as portas já se encontravam encerradas. Então em que ficamos? A participação nas marchas do IPDJ são gratuitas ou não? Claro que são. Porquê nesta teríamos de pagar? 
2º - É também sabido e faz parte do Regulamento (porque as marchas do IPDJ não são "à balda") que, contemplando as possibilidades físicas de cada um, uns melhor preparados outros menos, uns mais novos outros mais velhos, devem existir dois percursos, um de cerca de 5 km outro de cerca de 10 Km. Então porquê a existência de um único percurso de 5 Km para a caminhada? Fomos marchando sensivelmente a meio do pessoal e qual não é o nosso espanto, na separação dos percursos, lá estavam dois elementos da empresa organizadora a indicar a direcção dos 5 Km. Um deles chegou a afirmar, depois de nós começarmos a informar as pessoas da possibilidade da realização dos 10 km, de acordo com o tal famigerado Regulamento, que as pessoas que fossem para percurso de 10 km o fariam por sua conta e risco. O outro elemento barrou uma senhora que pretendia fazer o que está habituada e preparada, os 10 km. Lamentável.
3º - O IPDJ foi a entidade que, no âmbito do seu Calendário, ali colocou cerca de 1 500 marchantes, dando ao evento um aspecto de enormidade que deve ter ficado muito bem na transmissão televisiva. Pois o IPDJ foi totalmente ignorado no evento. Nem um cartaz, nem um pórtico, nem uma mísera faixa. Não fosse o seu Director Regional, Custódio Moreno, ter sido chamado ao pódio para entrega do prémio ao 2º classificado da meia maratona, o que só foi presenciado por meia dúzia de pessoas, e a ausência teria sido total. Uma falta de respeito imperdoável, uma insensibilidade estranha.
Ficamos por aqui. 
Só esperamos que em próximos eventos (ouvi dizer que já estão contratualizados mais dois semelhantes) a empresa organizadora se informe, previamente, do que é o Calendário Regional de marchas, do Regulamento que define o que deve e não se deve fazer. É que no Douro Vinhateiro e nos outros locais, em que realizou este tipo de evento, não existe este enorme movimento que o IPDJ patrocina. 
Ficamos por aqui, com a esperança de, desta vez, não sermos insultados. É que quando nos insultam quando ganhamos umas "massas" ainda há uma almofada que ajuda a diminuir o efeito dos insultos. Quando nos mexemos "à borla" e pretendemos, simplesmente, ajudar e procurar incentivar outros para a saudável prática do exercício físico, é que é "chato". Talvez ficasse bem, depois de saberem o que presidiu à nossa preocupação inicial, um pedido de desculpas e o nosso espírito ficaria mais aliviado e com o ressentimento pela verborreia utilizada totalmente apagada.
As fotos de hoje só da marcha/corrida razão da existência deste blog e da entrega dos prémios em que alguns premiados também se dedicam às nossas marchas dominicais, estão AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário