domingo, 11 de abril de 2010

MARCHA DO BARÃO DE S.JOÃO


E foi na Mata Nacional de Barão de São João que marchámos hoje debaixo de um sol agradável. Só foi pena que os senhores organizadores se esqueçam, por vezes, da distância ideal para este tipo de caminhadas. É que 11 km e 150m, sem que avisem antecipadamente os marchantes, para que possam optar por um dos dois percursos, não é bonito. Sei de colegas marchantes que induzidos, erradamente, pela organização que lhes disse que a quilometragem era de 9 e 5km optaram por fazer o percurso maior e se arrependeram. Da mesma forma como elogiamos as boas práticas também temos de censurar as menos boas.
De qualquer forma foi um percurso muito belo, em que podemos apreciar a flora variada de pinheiros, acácias, eucaliptos e medronheiros. A Mata é também uma valiosa reserva cinegética sendo habitat natural de várias espécies animais.
Na Mata, existem diversos percursos, seis campestres e um desportivo, e outras infra-estruturas lúdicas.
Os percursos pedestres podem também ser percorridos de bicicleta. Na zona da Pedra Branca existe um menir do período paleolítico, denominado Pedra do Galo.
A Mata possui, também, um belo espaço com mesa, bancos em madeira e grelhadores, perto da casa do guarda, onde se pode fazer uma bela churrascada. O parque infantil adjacente proporciona às crianças brincadeiras alegres e seguras.
Situado junto ao parque de merendas, existe também um circuito de manutenção que permite a prática de exercícios. Tem 14 estações colocadas de 100 em 100 metros, com obstáculos pré-construídos.

Sem comentários:

Enviar um comentário