quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PRÓXIMA MARCHA - ALBUFEIRA

Recordemos nesta semana que antecede a marcha de Albufeira um artista dessa localidade, que ajudou, com a sua arte, a tornar mais conhecida a Vila Branca em Mar Azul. O seu café, o Café Bailote, com as paredes prenhes de quadros do dono,  foi centro de grandes tertúlias e reuniões de amigos. Recordo o João Bailote e a sua figura de artista, recordo o empregado João (será vivo?), recordo grandes amigos que ali deixei, o Leote, o Pontes, o Correia, a Di, a Paula, o Henrique, a Lena, o Zacarias, o Tomé e tantos mais. Albufeira da minha juventude, que saudades (dela e da juventude, claro).
João Barreto Bailote, autodidacta por vocação, foi um dos nomes mais expressivos ao nível da pintura algarvia do século XX. Em finais da década de 40 conheceu o famoso artista sueco Hullander, de quem se tornou grande amigo.
Na Suécia aprendeu algumas técnicas de pintura que viriam a marcar profundamente toda a sua obra. Durante muitos anos João Bailote expõe nas paredes do seu café (café Bailote) os quadros que produzia, fazendo daquele espaço a primeira galeria de arte do Algarve.
Entre outras, esteve presente nas seguintes exposições:
• Estocolmo (1952), onde expôs individualmente;
• Londres (1962);
• Portugal, onde participou em exposições na Sociedade Nacional de Arte Moderna e noutros salões.
Em 1997, a Câmara Municipal de Albufeira distingui-o, a título póstumo, com a Medalha de Mérito, grau ouro.
Só aos 35 anos começou a pintar a óleo. A sua existência está curiosamente ligada ao desenvolvimento turístico de Albufeira. «...foi o primeiro turista britânico que arribou a Albufeira, Mr.Taylor, quem nele pressentiu um talento ainda em bruto e lhe abriu as portas do universo da arte». Em 1948, João Bailote visitou a Inglaterra, mas só no ano seguinte, graças ao convívio com o pintor sueco, Hullander, João Bailote pôde dispor dos instrumentos necessários à experiência pictórica. João Bailote é fundamentalmente um expressionista moderno, criador de uma pintura de solidão, através da miragem de uma vila desértica.
Os seus triunfos de pintor principiaram praticamente em 1952, quando expôs em Estocolmo, onde foi aceite pela comunidade sueca. Tem hoje muitos quadros a óleo espalhados pela Inglaterra, pela Alemanha e pelos Estados Unidos da América. Faleceu em 1986.
Nas fotos: à esquerda João Bailote no seu café, e à direita um dos quadros do pintor.

2 comentários:

  1. Bom trabalho de divulgação cultural (bem) aliado ao anúncio das marchas. Marchas que podem (e devem) efectivamente ser cultura.
    Zé d'Albufeira

    ResponderEliminar
  2. O empregado, o Sr João Guerra está vivo.
    Costuma ir às compras com o seu cão, ao Pingo Doce e ao Lidl.

    ResponderEliminar