sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O SABER NÃO OCUPA LUGAR - O QUE É O FMI

FMI é a sigla de Fundo Monetário Internacional, uma organização internacional com o objectivo de regular e actuar directamente no funcionamento do sistema financeiro mundial trabalhando para promover a cooperação monetária global, a estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover elevados níveis de emprego e crescimento económico sustentável e reduzir a pobreza em todo o mundo. O FMI foi fundado em 1944, e tem 188 países como seus aliados.
A sede do FMI fica em Washington, nos Estados Unidos, e surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos viram-se, após esse momento, preocupados com a situação financeira dos países, e resolveram criar um órgão que pudesse monitorizar todos os países e evitar qualquer desastre futuro.
O FMI cuida do funcionamento dos países monitorizando as taxas de câmbio e a balança de pagamentos, zelando pela estabilidade monetária de cada país associado. O principal objectivo do FMI é evitar que desequilíbrios no sector financeiro e nos sistemas cambiais prejudiquem a expansão do comércio e das transacções comerciais entre os outros países do mundo.
Cada país membro do FMI possui uma quota, ou seja, um valor que tem que ser enviado ao órgão, em forma de contribuição, que é determinada com base nos seus indicadores económicos, como o PIB (Produto Interno Bruto). Quanto mais os países contribuem para o FMI, maior é o seu peso nas decisões tomadas pelo voto.
Falta acrescentar que Portugal aderiu ao FMI em 21 de Novembro de 1960, pelo Decreto-Lei nº 43.338, assinado pelo então Presidente da Republica, Américo Tomás e pelo Presidente do Conselho de Ministros, Oliveira Salazar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário