terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PRÓXIMA MARCHA - SILVES


O dia dos namorados comemora-se a 14 de Fevereiro, data em que se presume ter falecido o bispo Valentim, o patrono dos apaixonados. Parece que, ao tempo do imperador Cláudio II, o bom do Valentim, contrariando as ordens do imperador, ia, à socapa, casando os soldados do império. O Cláudio II julgava que a soldadesca combatia melhor se não tivesse uma esposa esperando o seu regresso, logo proibia o casamento aos seus guerreiros.
Como tudo nesta vida acaba por se saber, também as violações às normas instituídas, foram descobertas e lá foi o pobre do Valentim bater com os costados na prisão, sendo condenado à morte, porque, naqueles infelizes tempos, a coisa não era feita por menos.
Estando ele na prisão, muito quentinho, como diria o Solnado, conheceu a filha do carcereiro, uma bela cega, por quem se apaixonou, mandando às malvas toda a doutrina vigente de celibato dos representantes da Igreja, que ainda hoje vigora. Valentim, entretanto, qual oftalmologista milagreiro, consegue restituir a visão à sua amada, facto que, séculos mais tarde lhe proporcionou o título de santo.
Na data prevista Valentim é executado, deixando uma última mensagem, calcula-se toda delicodoce, como é apanágio dos apaixonados, assinando-se como “Seu  namorado” ou “De seu Valentim".
A data da execução (14 de Fevereiro) passou a ser até hoje o dia dos namorados, ou dia de S. Valentim e  é esta data que iremos festejar, não a 14 mas a 16, domingo, dia da habitual marcha de Silves, a Marcha dos Namorados.
Retirámos o que segue do sítio da Câmara Municipal de Silves:
"A Câmara Municipal de Silves (CMS), através do seu sector de Desporto, promove no próximo dia 16 de fevereiro, pelas 10h00, mais uma Marcha dos Namorados. A ação tem como local de concentração o Complexo das Piscinas Municipais de Silves e integra o calendário regional de marcha-corrida do Algarve do IPDJ.
De acordo com a sua condição física, os participantes poderão optar por um de dois percursos apresentados: um de 5 km, com grau de dificuldade médio, totalmente urbano, e outro de 9 km, com grau de dificuldade elevado, a realizar em zona de serra.

A nível concelhio, esta marcha integra a programação do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Silves e o Silves em Movimento, promovido pela CMS, no âmbito do programa “Faz-te à Vida – Movimento Mais Saúde”, tendo como principal objetivo a promoção e o incentivo para a prática de atividade física, como fator fundamental para a melhoria da saúde e aumento da qualidade de vida.
A nível regional a Marcha dos Namorados integra o calendário de Marcha e Corrida do Algarve, projeto que integra o programa Nacional de Marcha e Corrida e que visa a promoção da atividade física junto de toda a população através da realização de um conjunto de atividades marcha-corrida que têm lugar todos os fins-de-semana, de setembro a outubro, por todo o Algarve. A este calendário, que já conta com 26 anos de existência, vêm juntar-se os 14 Centros Municipais de Marcha e Corrida (CMMC), entre os quais o CMMC de Silves, nos quais os cidadãos poderão realizar a uma atividade física de forma regular, com o devido acompanhamento técnico.
O telefone 282 440 270 e o endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt são os contactos do sector de Desporto da CMS, disponíveis para o esclarecimento de informações adicionais sobre a Marcha dos Namorados".

Sem comentários:

Enviar um comentário